PUBLICIDADE
Logo do

Novidades

Quatro maneiras de produzir menos lixo e poupar o planeta

Separamos algumas dicas para que você produza menos lixo e, como consequência, ajude a poupar nossos recursos naturais

29 jul 2021 10h00
Publicidade
Foto: Pexels

A gente sabe que o uso excessivo de recursos naturais está levando o planeta Terra ao colapso. Produção de lixo em excesso, níveis baixos de reciclagem, destruição do solo e desmatamento são apenas alguns dos fatores que podem levar o nosso mundo à extinção.

A boa notícia é que, com algumas mudanças, tanto individuais quanto coletivas, pode-se mudar esse cenário e tornar o nosso entorno um lugar melhor para sorrir. Afinal de contas, é desejo de todos que o planeta siga habitável para que nossos sucessores possam viver em harmonia.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você produza menos lixo e, como consequência, ajude a poupar nossos recursos naturais.

Reciclar é o caminho
A coleta seletiva impede que materiais que podem ter uma segunda vida, como plástico, vidro, alumínio e papel, acabem em aterros sanitários – que, diga-se de passagem, já estão totalmente sobrecarregados – e poluam ainda mais o ambiente. Considere separar o lixo e verifique se a sua cidade possui cooperativas de reciclagem.

A embalagem importa
Sempre que possível, opte por embalagens biodegradáveis, que podem ser recicladas ou até mesmo reaproveitadas. Embalagens de vidro são melhores do que plástico, que são extremamente poluentes e nem sempre podem ser reaproveitadas.

Seja amigo das sacolas retornáveis
Se possível, troque as famosas sacolinhas pelas de uso permanente, feitas de tecido ou de plástico mais resistente. Caso trocar o item não seja uma opção, considere reaproveita-las para embalar o lixo a ser jogado fora, prática que já é adotada por 80% da população.

Cuidado com o desperdício de comida
O Brasil é conhecido pela fartura de alimentos e água, no entanto, essa atitude é totalmente prejudicial ao nosso querido planeta. Faça cálculos inteligentes no momento de cozinhar e evite preparar alimentos em quantidades excessivas. Lembre-se: enquanto você esbanja comida, milhares de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar.  

 

Fonte: Equipe portal
Publicidade