Guia de etiqueta ajuda quem usa aparelho a viver sem crise

Ortodontista dá dicas e revela curiosidades para evitar situações constrangedoras entre amigos e colegas de trabalho

18 fev 2015
08h01
  • separator

Quem usa aparelho ortodônticosabe que eles precisam de cuidados especiais quanto à higienização, ao armazenamento, ao uso e até a alimentação. O que muitos não sabem é que quem faz esse tipo de tratamento também precisa seguir algumas regras de etiqueta para não passar vergonha nem causar desconforto entre amigo e colegas de trabalho. Para ajudá-los, o ortodontista José Rino Neto montou um guia com dicas e curiosidades para tornar a vida desses pacientes menos complicada.

Homem volta a usar aparelho depois de anos de tratamento
Conheça o aparelho invisível que é mania entre os famosos
Saiba se o aparelho pode atrapalhar na hora do beijo

 

Se você usa aparelho fixo, evite comer saladas, carne desfiada, manga ou outros alimentos que podem ficar presos entre os fios antes de eventos sociais ou reunião
Se você usa aparelho fixo, evite comer saladas, carne desfiada, manga ou outros alimentos que podem ficar presos entre os fios antes de eventos sociais ou reunião
Foto: Olga Miltsova / Shutterstock
Evite constrangimentos em públicos
Se você usa aparelho fixo, é bom evitar comer saladas, carne desfiada, manga ou outros alimentos que podem ficar facilmente presos entre os fios antes de uma reunião de trabalho ou um encontro com os amigos ou um paquera. Ou então, ande com um kit dental dentro da bolsa ou do carro. Assim, sempre que você comer alguma coisa poderá fazer a higiene bucal adequada no banheiro. 

Mas, caso alguma comida fique presa no aparelho durante a reunião ou encontro, nuncatente tirá-la na frente das pessoas. Pedir licença para ir ao banheiro é sempre a melhor opção. Aliás, sempre que acabar de comer, vale dar uma checada se está tudo certo com seu aparelho.

Muitas pessoas que usam aparelho móvel têm mania de ficar “brincando” com eles na boca. Se você se enquadra nesse grupo, pare com isso. Esse hábito pode causar desconforto em quem assiste sua diversão bucal. 

Aparelho limpo ajuda a manter o hálito fresco
Aparelho mal higienizado pode causar mau hálito e mau hálito causa constrangimento, por isso, aprender a lavá-lo é fundamental. No caso dos móveis, o ideal é escová-loscom sabonete líquido neutro e uma escova dura para a remoção dos resíduos e em seguida lavá-lo em água corrente.

Para que o aparelho móvel fique com um gosto bom e colabore para que seu hálito fique fresco, o especialista indica que após a lavagem seja colocado por alguns minutos dentro de um copo contendo qualquer enxaguatório bucal sem álcool diluído em água (meio a meio). 
No caso dos aparelhos fixos, o uso de uma escova interdental faz toda a diferença. Use-a para limpar cada uma das peças do aparelho, especialmente as superfícies de contato entre eles e o esmalte do dente. O fio dental deve completar a higiene dentária com o uso de agulhas passa fio que passam o fio dental por trás do arco metálico.

Evite os elásticos transparentes ou claros. Eles são fáceis de sujar, pois mancham mais fácil com comidas pigmentadas e com, o passar do tempo, ficam mais amarelados dando a impressão de sujos. A vantagem desse tipo de cor é que ela torna o uso do aparelho mais discreto. No entanto, se mesmo assim ela for sua primeira opção, saiba que você não poderá trocá-las quando quiser. Essa troca só pode ser feita pelo ortodontista. 

 

Etiqueta até na hora de beijar?
Embora o aparelho não apresente nenhuma barreira ou limitação para quem gosta de beijar muito, algumas dicas valem a pena para você não fazer feio nesse momento tão importante.

O segredo é não ir com muita sede ao pote. Desta forma você pode bater os dentes na outra pessoa e causar um dano maior por causa dos bráquetes.Beije com calma e valorize os movimentos mais suaves e amplos.Outra dica é tirar os elásticos que ficam enganchados para ligar a arcada de cima com a de baixo. Tentar beijar com eles pode ser impossível.

 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade