PUBLICIDADE

Esta é a moda dental que está preocupando os dentistas

27 out 2017 - 11h00
(atualizado em 1/11/2017 às 12h52)
Compartilhar
Foto: Gettyimages

Houve um tempo em que ter os dois dentes da frente separados era motivo de piadas entre amigos. Mas agora, e por influencia de algumas celebridades, esta característica bucal se tornou moda.

O diastema ganhou notoriedade há algumas décadas, quando a separação dos dentes da atriz Brigitte Bardot transformaram seu sorriso em uma mistura de sensualidade e inocência que deslumbrou o mundo nos anos 60. Mais recentemente, outras celebridades, como Madonna e Georgia Jagger, voltaram a fazer questão de transformar a imperfeição em uma característica sexy.

Mas o estilo "sorriso com janelinha", ainda que seja considerado bonito por muitas pessoas, pode trazer sérios problemas bucais:

"Os espaços entre os dentes separados, além de serem posicionamentos anormais do ponto de vista da organização dos dentes na arcada dentária, podem causar alterações na fonação e também causar algum trauma sobre os tecidos gengivais dependendo do tipo de alimento ingerido. Nota-se, nestes casos, que as gengivas entre estes dentes ficam mais fibrosadas, ou seja, menos elásticas e mais duras", explica o Dr. Camillo Anauate Netto, secretário da Câmara Técnica de Odontologia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

Para os que nascem com os dentes separados e querem repará-los, o Dr. Netto explica que o fechamento desses espaços pode ser feito com aparelhos ortodônticos ou com aplicação direta de resinas sem qualquer desgaste da estrutura do dente. Para os que querem provocar a abertura do espaço, o ideal é conversar antes com um dentista e avaliar os prós e contras desta mudança.

"A indicação de qual modalidade de tratamento é a mais indicada depende da análise do arco dental feito pelo cirurgião odontológico", conclui o dentista.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade