Dia 22/09 é data criada para combater o mau hálito

20 set 2013
07h20
atualizado às 07h20

Dia 22 de setembro é o Dia Nacional de Combate à Halitose, doença que atinge cerca de 60 milhões de brasileiros. A Associação Brasileira de Halitose (ABHA) criou a data para conscientizar a população sobre o problema do mau hálito e as formas de prevenção e tratamento. A campanha conta com a adesão dos membros da ABHA em mais de 20 Estados do país que irão ministrar palestras educativas em escolas, empresas e espaços públicos.

Dia 22 de setembro é o Dia Nacional de Combate à Halitose, doença que atinge cerca de 60 milhões de brasileiros
Dia 22 de setembro é o Dia Nacional de Combate à Halitose, doença que atinge cerca de 60 milhões de brasileiros
Foto: Shutterstock

Segundo a entidade, 90% dos casos de mau hálito têm origem bucal, devido a problemas de pouca salivação ou ainda má higienização, periodontite, gengivite e cáries. Mas, a melhor maneira de achar o foco da halitose é procurar o dentista. 

Estudos apontam que a incidência de halitose na população brasileira é de 17% na faixa etária de zero a 12 anos, 41% de 12 a 65 anos, e 71% acima de 65 anos, devido à redução da função das glândulas salivares.

Com todos esses dados, é preciso arregaçar as mangas e correr atrás da solução do problema. Para isso, o presidente da ABHA, Marcos Moura, preparou um passo a passo para dar adeus ao mau hálito.

Como descobrir o problema
- Pergunte a alguém próximo se já notou alteração em seu hálito. 
- Olhe no espelho e veja se na língua aparece com frequência uma massa esbranquiçada. 
- Nos consultórios de dentistas especializados existem aparelhos que medem o hálito.

Quais profissionais procurar
Como 90 % das causas do mau hálito estão na boca, o dentista deve ser o primeiro profissional de escolha para o diagnóstico do mau hálito.

Causas
- Má higiene bucal
- Sangramento gengival
- Cáries
- Próteses mal adaptadas
- Problemas na salivação – tanto na quantidade como na qualidade

Higiene bucal
A higiene deve ser feita sempre após as principais refeições. Além da escovação e do fio dental, é importante usar raspadores de língua para eliminar a saburra lingual.

Alimentos a favor de seu hálito
Todo alimento que promova a salivação, como frutas, deve ser ingerido diariamente. A saliva funciona como um detergente bucal, por isso, também é imprescindível ingerir pelo menos dois litros de água por dia.

Veja também:

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados. Fonte: Terra
publicidade