Como são os dentistas da Índia?

O tratamento odontológico do país é constantemente retratado na mídia. Mas será que é assim mesmo?

21 mar 2017
08h00

A cultura indiana é extremamente diferente do que vivemos no Brasil. Seus costumes, religiões e até seus hábitos alimentares distinguem do que conhecemos no Ocidente. Muitos de nós temos noção disso graças aos filmes, novelas e documentários sobre a Índia.

Algumas práticas indianas são constantemente relatadas como verdade absoluta, mas há pouca informação sobre o assunto. Por exemplo, será que todos na Índia utilizam os serviços dos “dentistas de rua”?

Você com certeza já viu um desses vídeos surreais onde uma pessoa aparece tendo um ou mais dentes extraídos por um senhor sem camisa no meio da rua. Apesar de chocante, a prática é real! Quem exerce essa função não possui nenhum curso de especialização em odontologia e herdou a profissão do pai. Para os indianos os dentistas de rua são naga sadhu, o termo indiano para “sagrado”.

Além de extrair dentes, eles colocam prótese, pivôs e fazem até restaurações. Tudo com conhecimento adquirido nas ruas, feito ao ar livre e com ferramentas em condições precárias.

Alguns dos homens que fazem serviços odontológicos nas calçadas indianas utilizam até anestesia, mas nenhum deles trabalha em condições higiênicas adequadas.
Alguns dos homens que fazem serviços odontológicos nas calçadas indianas utilizam até anestesia, mas nenhum deles trabalha em condições higiênicas adequadas.
Foto: reddees / Shutterstock

O fato é que esse tipo de profissional é voltado para aqueles que não têm condições financeiras de arcar com os custos de um dentista comum. Sim! A Índia também tem dentistas como os nossos, qualificados por faculdades e que atendem em suas clínicas e consultórios. Mas o custo desse tipo de profissional acaba fazendo com que a parte mais carente da população seja obrigada a recorrer à forma mais barata: dentistas de rua.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade