PUBLICIDADE

Quais sintomas de Infecção de Urina e como tratar

É importante reconhecer os sintomas de Infecção de Urina para tratá-la adequadamente e evitar complicações físicas e emocionais

13 jun 2024 - 10h33
Compartilhar
Exibir comentários
sintomas de Infecção de Urina
sintomas de Infecção de Urina
Foto: Unsplash / Personare

A infecção urinária é uma condição que afeta muitas pessoas, caracterizada pela presença de bactérias no trato urinário. É importante reconhecer os sintomas de Infecção de Urina para tratá-la adequadamente e evitar complicações.

Mas mais do que isso, é importante tratar as causas da doença para não torná-la uma condição repetitiva na sua vida. Isso porque assim como outros problemas íntimos femininos, pode ter têm origem nas emoções.

Claro que o acompanhamento médico é essencial e indispensável. Afinal, quando a doença já se manifestou, precisamos tratar dos sintomas físicos. No entanto, se você não resolver também as emoções retidas que dão origem à infecção, nenhuma reabilitação será possível. 

Este artigo irá explorar os principais sintomas de infecção de urina, suas possíveis causas e oferecer dicas valiosas para lidar com essa condição.

O que é e quais sintomas de Infecção de Urina

A Infecção de Urina é uma condição médica em que bactérias entram no trato urinário, causando irritação e infecção na bexiga, uretra, ureteres ou rins.

Muita gente acredita que é a mesma coisa que cistite, no entanto, ambas afetam regiões diferentes. Enquanto a cistite se caracteriza pela inflamação da bexiga, a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra. Por isso, os sintomas podem ser mais graves.

Veja os principais sintomas de Infecção de Urina:

  1. Dor ao Urinar: Um dos sintomas mais comuns é a dor ou ardência ao urinar. Esse desconforto pode ser comparado à dor emocional de deixar ir algo que não queremos perder.
  2. Urina Turva ou com Cheiro Forte: A presença de urina turva ou com odor desagradável é outro indicativo de infecção. Esse sintoma pode refletir a necessidade de eliminar emoções reprimidas.
  3. Necessidade Frequente de Urinar: Sentir vontade de urinar com frequência, mesmo em pequenas quantidades, é um sinal clássico. Isso pode ser visto como uma metáfora para a necessidade de liberar sentimentos reprimidos.
  4. Sangue na Urina: A presença de sangue na urina, embora menos comum, é um sintoma grave que necessita de atenção médica imediata.
  5. Sensação de Urgência: Sentir uma urgência intensa para urinar, muitas vezes sem conseguir segurar, é outro sintoma importante.
  6. Dor na Parte Inferior do Abdômen: A dor ou pressão na região pélvica pode indicar uma infecção urinária em andamento.
  7. Febre e Calafrios: Em casos mais graves, a infecção pode causar febre, calafrios e mal-estar geral.

Como prevenir Infecção de Urina

A infecção urinária e cistite não estão apenas relacionadas a fatores físicos, mas também podem ser reflexo de nossas emoções. Quando reprimimos sentimentos ou evitamos lidar com certas situações, isso pode se manifestar como uma infecção urinária.

Segurar o choro, por exemplo, é semelhante a segurar a urina, impedindo que as emoções fluam livremente.

Além disso, o desrespeito consigo mesma e o fato de se doar muito ao outro, esquecendo de si, também pode abrir espaço para o aparecimento de cistite ou infecções de urina de repetição.  

Por isso, para tratar e prevenir Infecção Urinária, é preciso começar de dentro pra fora. Mas, claro, a parte externa e a higiene também são fundamentais. Veja

  1. Liberar Emoções Reprimidas: Permita-se sentir e expressar suas emoções. Chorar pode ser terapêutico e ajudar a liberar mágoas acumuladas.
  2. Não Segurar a Urina: Vá ao banheiro assim que sentir vontade. Segurar a urina pode agravar a infecção.
  3. Relaxar ao Urinar: Ao urinar, relaxe completamente. Sente-se no assento e relaxe o períneo, a região entre a vagina (ou saco escrotal) e o ânus.
  4. Faça pompoarismo: caso você queira reforçar a prevenção contra cistite e outros problemas íntimos, conheça exercícios simples de pompoarismo.
  5. Higiene Adequada: Mantenha uma boa higiene íntima para evitar a entrada de bactérias na uretra.
  6. Beber Bastante Água: Manter-se hidratado ajuda a eliminar bactérias do trato urinário.

Exercícios para Prevenir e Tratar a Incontinência Urinária

A incontinência urinária é uma condição relacionada que pode ocorrer devido à fraqueza da musculatura do assoalho pélvico. É aí que entra a Ginástica Íntima ou Pompoarismo.

Aqui estão alguns exercícios de Pompoarismo para fortalecer essa região:

  1. Contração e Relaxamento: Contraia a musculatura do assoalho pélvico como se estivesse segurando a urina, depois relaxe. Repita esse exercício 10 vezes, dando intervalos de um minuto entre cada série.
  2. Contrações Rápidas: Contraia e relaxe a musculatura o mais rápido possível por um minuto. Repita várias vezes ao dia.
  3. Sustentação Prolongada: Contraia a musculatura e mantenha a contração pelo maior tempo possível. Cronometre e acompanhe sua evolução.
  4. Visualização: Imagine uma bolinha na sua genital e, com a contração, visualize-a subindo para dentro da vagina. Depois, relaxe a musculatura e imagine a bolinha descendo.

Conclusão

A infecção urinária é uma condição que pode ser física e emocionalmente desafiadora. Reconhecer os sintomas e entender as conexões emocionais pode ajudar no tratamento e prevenção.

Seguir as dicas e praticar exercícios de Pompoarismo são passos importantes para manter a saúde íntima em dia, além de aumentar o prazer e explorar seu corpo de maneira saudável e eficaz.

O post Quais sintomas de Infecção de Urina e como tratar apareceu primeiro em Personare.

Roberta Struzani (fisioterapia.roberta@gmail.com)

- Especialista em Sexualidade e Ginecologia Natural. Pioneira no estudo de Ginástica Íntima e Reconsagração do Ventre no Brasil, contribuiu para a formação de diversas terapeutas e desenvolveu um trabalho personalizado que traz benefícios para a saúde da mulher, do físico ao emocional.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade