PUBLICIDADE

Por que comer besteira depois do treino prejudica ganho de massa muscular

O foco nesses momentos é fundamental para a conquista de resultados

4 jan 2024 - 09h00
(atualizado às 15h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Não dispensa a atividade física diária e ainda assim sente vontade de "burlar" a programação da dieta semanal? Respire fundo e sempre lembra que esse descumprimento pode causar sérios riscos para sua saúde. Nesse sentido, o preparador físico e nutricionista Bruno Cipriano vai expor três problemas de comer besteira depois do treino.

Os três problemas

Dificuldade em controlar calorias

Já comeu qualquer "besteira" quando encerrou o seu exercício? Saiba que essa escolha prejudica o seu objetivo de emagrecimento e, principalmente, na hora da contensão calórica.

"Comer um lanche, pizza e a maioria das outras 'bobeiras' na refeição pós treinamento criará dificuldades no controle calórico, o que pode ser um tiro no pé de quem busca emagrecer. O consumo energético de um fast food variam de 400kcal à cerca de 2000kcal e sem contar os acompanhamentos. No controle calórico de um processo de emagrecimento, vale muito mais a pena controlar a ingestão do que tentar gastar o excesso com exercícios. O exercício no máximo minimizaria os danos nesse exemplo", explica Bruno.

Piora em marcadores de saúde

"O problema de se consumir bobeiras na refeição pós exercício (e em qualquer outra refeição do dia) de forma excessiva é a piora de marcadores de saúde como glicemia e perfil lipídico. Obviamente, é melhor uma pessoa que treina e consome bobeira do que uma pessoa que apenas consome bobeira e não treina, mas alimentar-se de forma negativa na refeição pós treinos compromete em parte os benefícios para saúde que seriam alcançados quando se combina exercício e boa alimentação", analisa.

Perda de foco

É o tipo de dica que denota clichê, mas esse detalhe fica apenas na teoria. Ou seja, o descomprometimento com o seu regime vai lhe causar somente efeitos negativos. Não adianta pensar que no "amanhã" vai recuperar o que foi perdido hoje com uma besteira. Sempre mantenha em mente a questão da regularidade.

"Imagine que na quinta feira você fez o seu treino predileto na academia e ao sair de lá comeu porção de batata frita com cheddar e bacon. Fora os problemas já mencionados, poderíamos ter um problema adicional que seria uma diminuição na aderência do treino e do plano alimentar. Claro que isso não é para todas as pessoas, mas após furar a dieta numa quinta-feira torna-se mais difícil manter a dieta na sexta, sábado e domingo. Vem aquele pensamento do 'já que eu já comi isso ontem'. Assim, um pequeno erro na dieta se transforma apenas na ponta do iceberg para um erro ainda maior. Cuidado", finaliza.

Estudo

É o tipo de assunto que ganhou ênfase em instituições estadunidenses. O American College of Sports Medicine (Colégio Americano de Medicina Esportiva) publicou estudo, cuja acusação é a função da atividade física para o "bloqueio" da sensação de fome e "parceira" das dietas.

Veja alimentos que até podem parecer saudáveis, mas não são Veja alimentos que até podem parecer saudáveis, mas não são

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade