Oi? Exercícios aumentam vontade de beber, indica pesquisa
Cientistas encontraram uma ligação entre fazer atividades físicas e ingerir bebidas alcoólicas
Você é do tipo que adora beber aquela cerveja gelada após uma longa sessão de exercícios? Ou quem sabe uma taça de vinho? Pois dois estudos mostram que você não está sozinho. Cientistas descobriram uma relação entre atividade física e a vontade de beber álcool. As informações são do Daily Mail.
As duas atividades estão, estranhamente, relacionadas porque ambas estimulam a mesma área de recompensa no cérebro.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia acredita que pessoas mais engajadas em atividades físicas tendem a consumir mais álcool do que a média. “Os indivíduos beberam mais do que de costume nos dias em que fizeram mais atividades físicas”. Outra constatação é que idade e sexo não foram relevantes, já que os resultados não variaram de acordo com esses fatores.
O estudo analisou 150 adultos, entre 19 e 89 anos, por um período de 21 dias. Os participantes precisavam descrever suas atividades físicas e o consumo de álcool no final de cada dia.
Depois dessas conclusões, cientistas da Universidade de Houston foram além e descobriram porque isso acontece. Eles relataram que essas duas atividades podem estar nas duas extremidades de um espectro de vida saudável, portanto, ambas desencadeiam o mesmo sistema de recompensa no cérebro. “A associação positiva entre atividade física e álcool pode, inicialmente, parecer paradoxal, já que a atividade física é considerada um hábito saudável e o excesso de álcool tende a ser categorizado como um comportamento pouco saudável”, descrevem os pesquisadores.
Eles concluíram que o álcool e os exercícios estimulam atividades na via mesocorticolímbica do cérebro, também conhecida como circuito de recompensa. Enquanto atividades físicas são estimulantes naturais, que aumentam a produção de dopamina e serotonina, o álcool é um estimulante artificial e instiga o sistema de recompensa neural.