PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Pesquisa não associa consumo de ovo com aumento de colesterol

É só manter o consumo regular para obter os benefícios desse alimento

12 mar 2024 - 12h27
(atualizado às 16h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Com certeza você já deve ter ouvido que o consumo de ovo influencia no aumento do colesterol, não é mesmo? No entanto, saiba que, segundo um estudo disponível no "The American Journal of Clinical Nutrition", essa tese não procede.

Ovo com aumento de colesterol
Ovo com aumento de colesterol
Foto: Shutterstock / Sport Life

Relação do consumo de ovo com aumento de colesterol

Essa pesquisa analisou 146.011 sujeitos de 21 países do estudo PURE (Prospective Urban Rural Epidemiology). Juntamente com 31.544 pacientes com doença vascular em dois estudos prospectivos multinacionais. ONTARGET (Ongoing Telmisartan Alone and in Combination with Ramipril Global End Point Trial). E TRANSCEND (Telmisartan Randomized Assessment Study in ACEI Intolerant Subjects with Cardiovascular Disease).

Sendo assim, esse experimento identificou que o consumo de sete ovos por semana em relação à ingestão de um ovo na semana não se relaciona com aumento do colesterol. Tampouco com risco de morte e doenças cardiovasculares.

"Não encontramos associações significativas entre a ingestão de ovos e lipídios no sangue, mortalidade ou eventos cardiovasculares maiores", diz um trecho das afirmações de um dos autores.

A visão da especialista

"Os resultados foram consistentes em diversas populações de diferentes regiões, fornecendo insights sobre o impacto global do consumo de ovos na saúde. O estudo destaca a complexidade dos fatores dietéticos e suas potenciais implicações em populações variadas", concluiu em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista dos Hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru Marcella Oliveira.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade