PUBLICIDADE

Os adolescentes podem ou não fazer musculação? Eu te respondo!

Se você tem filhos ou parentes de 12 a 15 anos, confira estas dicas!

12 abr 2021
0comentários
Publicidade

Lembre-se de que todo exercício deve ter acompanhamento.

Primeiramente, é preciso desmistificar a ideia de que musculação atrapalha o crescimento. Isso acontece apenas se o exercício for exagerado ou que possa levar ao hipertrofismo. Quando acompanhada por um profissional, a musculação pode melhorar no desenvolvimento do adolescente.

Por que é importante?

É super interessante pensar na musculação acompanhada como auxílio no desenvolvimento do corpo através do aumento (controlado) de massa muscular, mas vale muito a pena acrescentar a este exercício alguns jogos lúdicos.

A adolescência é um período da vida de desenvolvimento. Através de atividades em grupo como futebol, basquete e outros esportes, é possível desenvolver no adolescente as áreas:

- Social: através da comunicação entre os participantes;

- Cognitiva: produção de reações, ciração de estratégias;

- Motora: ao jogar objetos, como a bola, para outros colegas;

- Habilidades;

- Capacidades: como resistência e força;

- Emocional: lidar com desavenças, criação de relacionamentos.

Lembrando

Adolesncentes de 12 a 15 anos, por exemplo, podem e devem ter algum exercício físico atrelado à sua rotina. Isso, claro, desde que tenha uma orientação adequada para a quantidade e frequência dos exercícios, sempre respeitando o processo de crescimentos.

E aqui vai uma dica de ouro:

Não se deixe seduzir por suplementos, produtos para ganhar massa muscular mais rápido ou atalhos. Se você tiver um bom professor e um bom treino, você vai conseguir bons resultados de uma forma bem natural!

Foto: Marcio Atalla
Os adolescentes podem ou não fazer musculação? Eu te respondo!:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Publicidade
Publicidade