PUBLICIDADE

O que é neurite óptica, que mudou a cor do olho de Felipe Simas 

Ator foi internado com a condição, que pode causar perda temporária ou permanente da visão e costuma afetar apenas um olho

26 jan 2024 - 12h16
(atualizado às 12h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Foto: TV Globo/João Miguel Júnior/Instagram @felipessimas

Felipe Simas precisou ser internado na última quinta-feira (25) após sentir “algo estranho” nos olhos. O ator surpreendeu seus fãs em seu perfil no Instagram, ao publicar vídeos em um hospital do Rio de Janeiro e explicou o que aconteceu nos Stories. 

Simas relatou que comentou com a esposa que estava sentindo uma “coisa estranha” no olho direito e percebeu algumas manchas na íris, além de não estar com foco na visão, enquanto o olho esquerdo seguia normal. 

A esposa de Felipe Simas, Mariana Uhlmann, também explicou em sua rede social a internação do ator: "No domingo ele chegou em casa de um trabalho, chegou com a vista direita com outra cor", contou. Felipe Simas confirmou: "Com uma coloração diferente e em desfoque no centro da visão."

No dia seguinte, o ator foi atendido por um oftalmologista, que solicitou uma ressonância do cérebro com urgência na suspeita de uma neurite óptica. Após um exame de imagem, o diagnóstico de neurite foi confirmado. 

“Foi descartado os mais perigosos, que poderiam ser tumor, infeccioso e viral. A gente ficou com uma doença autoimune, que não sabemos ainda. Pode ser que aconteça uma vez na vida e nunca mais, ou pode ser algo recorrente na minha vida. Agora a gente vai atrás para saber o que essa doença autoimune”, desabafou o ator nos Stories.

O que é a neurite óptica?

Em entrevista ao Terra, a médica oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos Nubia Vanessa explica que quanto mais cedo os sintomas forem relatados, mais eficaz é o tratamento para essa condição. 

A neurite óptica é a inflamação do nervo óptico, que é o nervo responsável por transmitir informações visuais do olho para o cérebro. Ela pode causar perda temporária ou permanente da visão e geralmente afeta apenas um olho, como foi o caso do ator.

Os principais sintomas relacionados à neurite óptica, incluem distúrbio de cores, borramento visual, acometimento do campo visual,  dor ocular e movimentação ocular discreta. 

“Com a queixa do paciente, o médico oftalmologista vai tentar avaliar esse paciente e solicitar os exames, pois as causas da neurite óptica podem ser idiopática, ou seja, não tem causa aparente, bem como pode ser infecciosa ou não infecciosa”, detalha a profissional.

O paciente diagnosticado com neurite também pode apresentar uma mudança do padrão do brilho corneano, o que faz parecer que houve uma alteração na cor dos olhos, dependendo do acometimento dessa infecção. 

“Se for uma infecção sistêmica, você pode ter um acometimento da córnea, diminuindo esse brilho, deixando esse olho mais opaco. Algumas infecções, que podem ser locais ou oculares, podem gerar essa mudança que na verdade não é da cor, é do brilho”, esclarece Nubia Vanessa.

Assim como aconteceu no diagnóstico de Simas, a médica explica que as doenças mais comuns que podem causar a neurite óptica são as autoimunes,  e que a neurite pode ser a primeira manifestação dessas doenças. 

“Às vezes o paciente não sabe que tem uma doença autoimune, que ela é de grande parte sistêmica, mas com uma manifestação ocular”, explica a oftalmologista. 

No que diz respeito ao tratamento, geralmente é feita a administração de corticosteróides para reduzir a inflamação, mas a causa da neurite vai ditar os procedimentos a serem realizados pelos especialistas. 

Qual é a doença de Evaristo Costa? Entenda! Qual é a doença de Evaristo Costa? Entenda!

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade