O que acontece no seu corpo quando você segura gases todos os dias?
A ação cotidiana para muitas pessoas pode trazer mais consequências para o corpo do que se imagina
Segurar gases é uma prática comum, muitas vezes motivada por conveniência social ou desconforto pessoal. No entanto, essa ação cotidiana pode trazer mais consequências para o corpo do que se imagina.
Em entrevista ao Terra Você, Jean Rodrigo Tafarel, médico especialista em Gastroenterologia e Hepatologia, conta que segurar os gases diariamente não oferece prejuízo do ponto de vista orgânico, então, não vai causar nenhum dano ao trato gastrointestinal. Porém, o fato de a pessoa não eliminar os gases, acaba fazendo com que ela tenha distensão abdominal.
Essa proeminência abdominal pode causar dor e desconforto devido a distensão das alças intestinais. A dor pode ser no abdômen, tanto difusa, quanto localizada. O médico explica que algumas pessoas sentem mais dor em um canto do abdômen e que essa dor pode migrar para outro lado.
“Isso representa bem o movimento peristáltico do intestino, deslocando os gases dentro do próprio intestino. Algumas vezes essas dores são referidas não no abdômen, mas no tórax, ou na transição do tórax pro abdômen, o que faz com que o paciente pense que está infartando”, diz o especialista.
Sintomas comuns
Os sintomas mais comuns de que retém gases constantemente são a dor e o desconforto. O profissional conta que algumas pessoas, quando têm distensão muito grande, podem ter um pouco de falta de ar e sentir-se um pouco sufocadas.
“Isso porque o diafragma não consegue trabalhar adequadamente para expandir os pulmões, pois o diafragma tem que baixar para dentro do abdômen para conseguir expandir os pulmões e a região está cheia de gases”, explica Tafarel.
Produção excessiva de gases
O médico diz que a alimentação rápida e a ingestão de bebidas gaseificadas podem colaborar com a produção excessiva de gases. De acordo com o especialista, o gás da bebida não é absorvido pelo corpo e a pessoa tem que arrotar ou flatular para eliminar.
Outra forma de produzir gases ou ter gases dentro do trato digestivo é através da fermentação na ingestão de alguns alimentos com alto potencial fermentativo.
Dentro desse grupo estão lactose, glúten, leguminosas, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico. Algumas comidas típicas de festa junina também podem aumentar a produção de gases, entre elas pipoca, pinhão e amendoim.