PUBLICIDADE

Existe um jeito certo de respirar? Pela boca ou nariz? Barriga ou tórax?

Uma respiração inadequada pode trazer consequências para sua rotina e saúde

26 fev 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

A respiração é um dos processos mais fundamentais para a nossa existência e a questão sobre se devemos respirar pela boca ou pelo nariz, ou se devemos enfatizar a respiração abdominal ou torácica, tem sido objeto de debate e especulação ao longo dos tempos.

Algumas práticas de respiração, como o yoga e a meditação, enfatizam técnicas específicas, mas será que existe um método correto de respirar? O Terra conversou com a otorrinolaringologista Gabriela Pilon Meira para desvendar esse assunto. 

A especialista enfatiza que o ar tem que entrar pelas narinas, ser filtrado, aquecido e umidificado para depois ir pelo restante da via aérea até os pulmões. Então, existe um jeito certo de respirar e esse jeito é pelo nariz. 

“Quando a respiração não é feita pelo nariz, o ar não é aquecido, nem modificado, nem infiltrado. Isso pode fazer com que o paciente reclame de que a garganta está seca, está arranhando, porque essa mucosa não é preparada para receber o ar sem ele ter passado pelo nariz. E esse arranhar de garganta pode ser uma porta de entrada para outros problemas e outras infecções”, explica a médica.

Entre as consequências de uma respiração não adequada, feita pela boca, estão: 

  • Apneia do sono;
  • Sono irregular;
  • Irritabilidade durante o dia;
  • Sonolência durante o dia.

Quanto à movimentação torácica ou abdominal durante a respiração, a médica explica que ao puxar o ar, os pulmões são expandidos, o diafragma contraído e o ar levado os alvéolos do pulmão, fazendo com que exista uma movimentação tanto do tórax como do próprio abdômen. 

Quando respiramos, movimentamos tanto a parte torácica como a abdominal, por conta da expansão do tórax. Existem técnicas que usam esse controle da respiração como forma de relaxamento, como a yoga, por exemplo. 

“A prática da ioga ajuda muito no controle da respiração e no controle de patologias como ansiedade. Exercícios aeróbicos também contribuem para uma boa respiração. A natação, por exemplo, é um excelente exercício para controle da respiração”, indica a especialista.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade