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Conheça 6 motivos para comer 2 morangos todos os dias

Nutrólogo explica os benefícios que a fruta pode proporcionar e qual a quantidade ideal de consumo

8 out 2021 08h02
| atualizado às 09h44
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Além de delicioso, morango é fonte de saúde
Além de delicioso, morango é fonte de saúde
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Os morangos estão entre as frutas mais saborosas, amadas e consumidas do planeta. Não à toa, seu sabor único, que mistura doce com cítrico, é intensamente utilizado pela indústria alimentícia para produção de doces, biscoitos e bebidas. Mas, muita atenção com esses produtos presentes nas prateleiras dos mercados. A maioria deles conta apenas com o sabor artificial da fruta e não traz nenhum benefício concreto para a saúde. Pelo contrário, alimentos processados, ricos em gordura e com açúcar adicionado são os grandes vilões de uma dieta saudável.

O ideal é consumir de duas a três unidades de morango por dia, em sua forma natural, ou em alguma receita simples, que não exija a adição de açúcar e outros ingredientes industrializados e calóricos. Quando bem utilizada, a fruta pode ser uma excelente maneira de manter a forma física em dia e, ainda por cima, prevenir o desenvolvimento de inúmeras doenças.

O médico nutrólogo, Dr. Fernando Cerqueira, separou alguns dos principais benefícios do morango. Confira:

1- Fortalece a imunidade

O consumo da fruta pode ser uma boa alternativa para manter as defesas do organismo prontas para enfrentarem qualquer problema. "O morango aumenta a imunidade pois tem betacaroteno, vitamina E, e é rico em vitamina C, substâncias que auxiliam na absorção de ferro dos alimentos ingeridos", explica Cerqueira.

2 - Ajuda a emagrecer

Quem disse que uma dieta para perder peso precisa ser sem graça e com alimentos pouco palatáveis? O morango é mais um dos inúmeros exemplos que comprovam: não é preciso sofrer para emagrecer. "As substâncias encontradas no morango, principalmente as proteínas, fibras e gorduras boas, causam efeito de saciedade ao serem consumidas. Com isso, auxiliam na inibição de outros alimentos", esclarece o médico.

3 - Morango faz bem para o coração

Há quem diga que o formato de um morango parece com o desenho de um coração. Coincidência - ou não - a fruta é um importante aliado para a prevenção de doenças cardiovasculares. "Devido à presença rica em fibras, a fruta atua no combate à pressão alta e, com isso, também previne a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC)", diz o nutrólogo.

4 - Deixa a aparência mais jovem

Morangos, principalmente os mais adocicados, são os queridinhos das crianças. E, talvez, cabe aos adultos aprenderem um pouco mais com os pequenos, já que algumas propriedades da fruta retardam o envelhecimento precoce. "O efeito antioxidante da fruta também ajuda na questão estética, retardando o envelhecimento da pele e o surgimento de rugas", conta Cerqueira.

5 - Ajuda a prevenir o desenvolvimento de câncer

A vitamina C é um nutriente encontrado com certa abundância nos morangos. Entre os inúmeros benefícios que a substância tem no organismo, uma delas é evitar o aparecimento de doenças graves. "Ainda há contribuição da vitamina C e do ácido elágico, que segundo pesquisas, quando usados sistematicamente, podem inibir o crescimento de células cancerígenas", revela.

6- Contribui para a elasticidade da pele

Além de tudo isso, incluir morango na dieta pode melhorar a estética do corpo e promover ganhos significativos relacionados à autoestima. "A vitamina C também ajuda a evitar a sensação de flacidez do corpo", diz o nutrólogo.

Consumo ideal de morangos

Mas atenção, tudo em excesso faz mal. Não vale se empolgar e comer morango até não aguentar mais. Para que a fruta consiga provocar todos esses benefícios para o corpo, o consumo tem que ser regular, mas também precisa ser controlado. "É importante citar que o morango também possui teor de ácido oxálico, que pode ocasionar cálculos nos rins e bexiga em pessoas suscetíveis, então é preciso ingerir com moderação. O ideal para o consumo é de duas a três unidades por dia", finaliza o Dr. Cerqueira.

Fonte: Dr. Fernando Cerqueira, nutrólogo e pós-graduado pela ABRAN. Médico especialista em alta performance física. Membro da SOBRAF. Fellow endocrinológico pela UW School of medicine.

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