PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Médica que fazia cirurgias ao vivo no TikTok perde licença

Médica americana é conhecida como “Roxy Plastic Surgery”; ela divulgava cirurgias ao mesmo tempo que operava pacientes

19 jul 2023 - 11h09
(atualizado às 11h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Médica perde licença depois de transmitir operações de pacientes
Médica perde licença depois de transmitir operações de pacientes
Foto: Leandro Santiago

O Conselho Médico de Ohio decidiu revogar permanentemente a licença da cirurgiã plástica Katharine Grawe por publicar vídeos de procedimentos estéticos no Tik Tok.

A médica era conhecida como “Dr. Roxy” e costumava transmitir ao vivo suas cirurgias no aplicativo de vídeos. Grawe falava para a câmera e respondia perguntas de seguidores enquanto realizava os procedimentos estéticos.

Sua licença foi suspensa em novembro de 2022, e ela recorreu a decisão. "Peço a vocês do fundo do meu coração que considerem minha vontade com a mente aberta. Isso me humilhou mais do que vocês podem imaginar. Estou disposta a mudar minhas práticas de mídia social e nunca mais vou transmitir uma cirurgia ao vivo", prometeu a médica ao Conselho.

@ladyspinedoc Why did Dr Roxy lose her medical license? #doctor #surgeon #tiktok #socialmedia #drroxy ♬ original sound - Ladyspinedoc | Dr. Grunch 🧠

Ainda assim, na quarta-feira da semana passada, o Conselho suspendeu permanentemente a licença da médica. Um membro do órgão comentou a postura da Dra. Grawe: "Vimos uma extrema falta de profissionalismo. Suas postagens são feitas como uma jogada de marketing. A mídia social da Dra. Grawe era mais importante para ela do que a vida dos pacientes que ela tratava".

Atualmente a conta de de Grawe no TikTok é privada. O Conselho já havia alertado a médica sobre suas ações em 2018, citando preocupações com a privacidade dos pacientes e possíveis violações éticas.

Inclusive, o aviso listava três pacientes de Grawe que sofreram complicações graves e precisaram de cuidados médicos intensos depois que ela os operou. O intestino de uma mulher chegou a ser perfurado uma semana depois da médica opera-la; o procedimento havia sido parcialmente transmitido ao vivo no TikTok.

A paciente não identificada sofreu graves danos e infecções bacterianas em seu abdômen, bem como perda da função cerebral devido à quantidade de toxinas em seu sangue, de acordo com o comunicado.

Embora a decisão do Conselho só impeça a médica de praticar no estado de Ohio, as ações disciplinares são relatadas a níveis nacionais e publicadas online.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade