Lidar negativamente com estresse pode prejudicar a saúde
Entre as consequências apresentadas por estudo americano está aumento de risco de obesidade, doenças cardíacas e câncer
A maneira como reagimos a situações estressantes do dia a dia pode ter um papel fundamental na saúde em longo prazo. De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, lidar negativamente pode levar a níveis elevados de inflamação, que, ao se tornar crônica, pode prejudicar a saúde, aumentando risco de obesidade, doenças cardíacas e câncer. Os dados são do site da universidade.
Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou 872 adultos, que reportaram por telefone as situações estressantes que enfrentaram, como discussões ou evitar discussões, e como reagiram a elas durante oito dias. Amostras de sangue foram analisadas para identificar marcadores de inflamação.
Constatou-se que os voluntários que não conseguiam manter humor positivo, como alegria ou calma, quando confrontados com momentos estressantes corriqueiros, tinham níveis elevados de inflamação.
A frequência de fatores estressores diários apresentou menos consequências em relação à inflamação do que como a pessoa reage a eles. As mulheres apresentaram maior risco. "As emoções positivas e como elas podem ajudar as pessoas em casos de estresse realmente têm sido negligenciadas", afirmou a cientista Nancy Sin.
