PUBLICIDADE

Laticínios e mortalidade

4 set 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

Diretrizes que aconselham as pessoas a limitar a quantidade de alimentos lácteos - especialmente iogurte e queijo - que comem devem ser revisadas, de acordo com uma nova pesquisa. Descobriu-se que um maior consumo geral de produtos lácteos está associado a um menor risco de morte prematura por todas as causas e "causas cerebrovasculares", como o derrame. Beber leite, por outro lado, foi associado a um maior risco de doença cardíaca coronária. Enquanto isso, eles recomendam que a diretriz para o consumo de leite seja beber leite desnatado ou com baixo teor de gordura, especialmente para quem bebe muito leite. Por um longo tempo, pensou-se que comer laticínios - porque eles contêm mais gordura saturada - aumentava o risco de morte prematura das pessoas, especialmente de câncer, doenças cerebrovasculares e doença coronariana. No entanto, os pesquisadores dizem que as evidências para apoiar essa idéia são conflitantes.

Os pesquisadores descobriram que o consumo geral de laticínios estava associado a um risco 2% menor de morte por todas as causas, enquanto o consumo de queijos, em particular, estava vinculado a um risco 8% menor. Concentrando-se em mortes por doenças cerebrovasculares, os pesquisadores descobriram que a ingestão total de alimentos lácteos estava ligada a um risco 4% menor, enquanto o consumo de leite estava ligado a um risco 7% menor. No novo estudo, a ingestão de leite foi associada a um risco 4% maior de morte por doença cardíaca coronária. O consumo de iogurte e outros produtos lácteos fermentados, por outro lado, foi associado a um risco 3% menor de morte por todas as causas. Outros ajustes, no entanto, mostraram que os resultados em iogurte não foram estatisticamente significativos e poderiam ter ocorrido por acaso.

Referência

Banach, M. ET al. Consumption of dairy product and its association with total and cause specific mortality - A population-based cohort study and meta-analysis. ESC, 2018.

Guo J, et al. Milk and dairy consumption and risk of cardiovascular diseases and all-cause mortality: dose-response meta-analysis of prospective 

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade