PUBLICIDADE

Jogar tênis ajuda no combate à ansiedade: profissionais explicam

Especialistas apontam os benefícios que a modalidade proporciona, como alívio e sensação de bem-estar

23 abr 2024 - 20h04
Compartilhar
Exibir comentários

Jogar tênis é a atividade preferida de muitas pessoas que buscam se exercitar e se divertir ao mesmo tempo, já que ela vai muito além de simplesmente acertar a bola dentro das linhas da quadra. Para muitos, a modalidade é uma poderosa ferramenta de combate à ansiedade.

Confira como o tênis pode fazer bem para a saúde mental
Confira como o tênis pode fazer bem para a saúde mental
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

Isso porque a prática promove o bem-estar mental e emocional, proporcionando não apenas uma atividade física, mas também um alívio eficaz para quem sofre com sintomas como agitação, dificuldade para dormir, desatenção, preocupação excessiva e os chamados pensamentos intrusivos.

" Praticar esportes faz com que o corpo libere endorfina, promovendo uma sensação de bem-estar e relaxamento. Essa liberação incide diretamente na sensação de relaxamento corporal. Além disso, o tênis é um esporte de alta exigência de concentração e foco na partida, o que ajuda a distrair a mente de preocupações externas e, consequentemente, mantém longe os sintomas causados pela ansiedade", afirma Felipe Garcia, professor de educação física e franqueado Fast Tennis.

Como jogar tênis pode ajudar na ansiedade?

O Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como um auxílio para o alívio dos sintomas, a atividade física ajuda a liberar endorfinas, que são neurotransmissores que melhoram o humor e reduzem o estresse, promovendo distração positiva, aumento da autoestima e melhora da qualidade do sono.

Assim, de acordo com Paolo Sciavicco, médico e franqueado da Fast Tennis, o tênis é recomendado como uma forma de lidar com a angústia, pois combina os benefícios da atividade física com aspectos cognitivos e emocionais que podem auxiliar a promover o bem-estar geral.

"Além dos benefícios físicos, a modalidade contribui com a saúde mental e emocional através do desenvolvimento de habilidades como resiliência, disciplina, trabalho em equipe e controle emocional", ele afirma.

Além disso, uma técnica útil no tênis para aliviar os sintomas da ansiedade, de acordo com o médico, é a respiração consciente e focada, que pode ajudar a acalmar a mente e melhorar o desempenho durante o jogo.

"Comparado a outras atividades físicas, essa modalidade oferece uma combinação única de elementos físicos, mentais e emocionais, tornando-o especialmente eficaz no gerenciamento da ansiedade. Seu aspecto social e comunitário, como jogar em equipe e com amigos, pode proporcionar um senso de pertencimento, apoio e camaradagem, o que pode ser reconfortante e auxiliar a reduzir a aflição", finaliza o especialista.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade