PUBLICIDADE

Homem é internado após "rinoplastia caseira"; médico aponta riscos de operação

Vídeos públicos no YouTube ensinam a fazer procedimentos que, além de perigosos para a saúde, são ineficazes

28 jul 2022 - 14h01
(atualizado às 14h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Rinoplastias devem ser feitas em hospitais ou clínicas estéticas autorizadas, sempre acompanhadas por médicos especialistas no assunto
Rinoplastias devem ser feitas em hospitais ou clínicas estéticas autorizadas, sempre acompanhadas por médicos especialistas no assunto
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

"Vocês já devem ter visto pessoas que passam maquiagem, mas isso não chega aos pés do que eu tenho para apresentar para vocês para afinar o nariz". É com essa frase que uma pessoa comum introduz um vídeo sobre a "rinoplastia caseira", usando cordas de violão e cola quente para afinar o nariz.

Mas esse não é o único. Há dezenas de outros vídeos apresentando métodos "alternativos" à rinoplastia, sem que haja qualquer acompanhamento médico. 

Foi tentando reproduzir um desses procedimentos estéticos caseiros que um homem foi internado em um pronto-socorro de São Paulo (SP) com um ferimento no nariz na semana passada. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, ele teria se guiado por vídeos desse tipo e utilizado álcool 70% para higienizar a região do nariz e anestésico veterinário. A sutura teria sido feita com fio absorvível e cola instantânea.

O paciente foi encaminhado ao atendimento da equipe de bucomaxilofacial, que realizou a limpeza do ferimento, curativo e orientação quanto aos cuidados necessários. Ele recebeu alta no mesmo dia e foi indicado para passar por acompanhamento psicológico.

Embora tenha se ferido, o resultado poderia ter sido pior, segundo o otorrinolaringologista Eduardo Landini Lutaif Dolci, especialista em cirurgia estética facial. O médico reforça que não há qualquer benefício em fazer procedimentos cirúrgicos em casa.

"Isso é extremamente preocupante. Reforço que em hipótese alguma realize qualquer tipo de procedimento, ainda mais no nariz. É uma estrutura no centro da face, altamente complexa e primordial na respiração. Os riscos são enormes e isso não pode voltar a acontecer", diz o especialista.

Conforme o médico, a realização de procedimentos cirúrgicos em casa tem riscos tão graves quanto uma infecção. Segundo ele, o paciente pode vir a ter deformidades estéticas e funcionais irreversíveis, caso ele corte ou suture um local inadequado.

Uso de dilatadores nasais

Além dos procedimentos cirúrgicos, há também a disseminação de conteúdos virais sobre o uso "milagroso" de dilatadores nasais para afinar o nariz de instantaneamente. O otorrinolaringologista Eduardo Landini Lutaif Dolci reforça que o mau uso do aparelho pode trazer outras complicações para o paciente.

"Qualquer tipo de dispositivo como esse só pode ser usado a partir de uma indicação médica. Eu indico esse tipo de dispositivo em alguns casos, dependendo da alteração anatômica do nariz do paciente", aponta.

Se não forem usados da forma correta, há chance de causar ferimentos na região. "Se forem repetidos com frequência, podem até causar necrose no local afetado", alerta. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade