PUBLICIDADE

Grávida, MC Mirella reclama de teste do cotonete: o que é e qual a importância dele?

É crucial reconhecer a importância desse exame na saúde materna e fetal

12 dez 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Instagram/@xbadmix

O exame do cotonete, apesar de ser uma parte essencial do acompanhamento pré-natal, pode gerar sentimentos de constrangimento em algumas grávidas. Foi o caso da cantora MC Mirella, que fez um desabafo no seu perfil no Instagram no domingo (10). 

“Estou até vermelha, porque estou passando mal e quase vomitando. O exame é tranquilo para quem não tem problema em sair arreganhando as pernas e sair mostrando pra alguém assim. Pra mim, é 'uó”, disse a artista.

É compreensível que a natureza íntima do procedimento possa causar desconforto emocional, mas é crucial reconhecer a importância desse exame na saúde materna e fetal.

O exame do cotonete é realizado algumas semanas antes do parto e serve para identificar a presença do Streptococcus do Grupo B (SGB), uma bactéria que pode habitar naturalmente no trato gastrointestinal e genital de algumas mulheres e pode ser passada para o bebê no momento do seu nascimento. 

A médica ginecologista especialista em gravidez de alto risco e medicina fetal, Rita de Cássia Amaral, esclarece que essa bactéria não é uma doença sexualmente transmissível e não atinge homens. 

A SGB pode causar sepse, uma infecção generalizada que ocorre porque o recém-nascido não possui defesas. A mulher que possuir a bactéria, precisa ser medicada 4 horas antes de dar a luz para não ter risco do bebê ter pneumonia ao nascer. 

Rita de Cássia ressalta que o exame é simples, não é incômodo, tem um êxito muito grande e não pode deixar de ser feito. 

“Muitas mulheres não se sentem à vontade para fazê-lo pelo fato de ele ter de ser realizado de 8 a 12 horas depois do banho, ou seja, a grávida toma banho de noite e não deve limpar a vulva pela manhã. Elas acham que as pessoas vão sentir algum tipo de odor. O cotonete é grande e o procedimento é realizado por um profissional que não encosta na vagina da mãe”, tranquiliza Rita.

A médica ainda orienta que o ideal é fazer exame com 32 semanas ou depois de 35 semanas; realizá-lo 8 horas a 12 horas depois do banho; não lavar a vulva no dia de colher o exame. “O resultado fica pronto em até 7 dias e não corremos o risco de colocar a vida do recém-nascido em risco”, conclui.

Nomes de bebês que são associados à felicidade Nomes de bebês que são associados à felicidade

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade