PUBLICIDADE

Fisioterapeuta explica 5 características da quiropraxia

Será que é segura? Melhora as dores? Quais os benefícios? Especialista explica o que você precisa saber sobre quiropraxia

7 jul 2024 - 12h42
Compartilhar
Exibir comentários

A quiropraxia é uma técnica que ajuda no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema músculo-esquelético, especialmente da coluna vertebral. Recentemente, ela viralizou com vídeos no TikTok que surpreenderam muita gente com os 'estalos' característicos da técnica.

Fisioterapeuta explica 5 características da quiropraxia
Fisioterapeuta explica 5 características da quiropraxia
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

De acordo com o fisioterapeuta e especialista em quiropraxia, José Ordenes, a técnica ajuda a melhorar bastante tanto as dores, quanto a mobilidade do paciente. 

"A quiropraxia reúne diversas técnicas de manipulação das articulações para melhorar a dor e a mobilidade, tanto da coluna como das articulações de membros, de uma forma altamente eficaz", afirma.

5 coisas que você não sabia sobre a quiropraxia

O especialista explica 5 características fundamentais sobre a quiropraxia para compreender a técnica. Confira:

1 - É uma técnica segura

"Muitas pessoas se assustam com os estalos da técnica, mas a quiropraxia é absolutamente segura e eficaz quando aplicada por um profissional qualificado. Por isso, você não precisa se preocupar com dor ou complicações em relação à prática", salienta o fisioterapeuta.

2 - Em alguns casos, a quiropraxia pode tirar o medo de se movimentar

"Ao contrário de outras técnicas que tratam apenas os sintomas da dor para aliviá-los, em vários casos, a quiropraxia age diretamente na articulação vertebral o que permite ao paciente perder o medo de se movimentar ao perceber que a sua coluna consegue ter movimentos sem dor", afirma José.

3 - Quiropraxia pode ser preventiva

"A quiropraxia não é uma técnica usada apenas para remediar sintomas de problemas já existentes. Isso porque ela também é uma importante aliada na prevenção de muitas condições articulares, principalmente quando se trata de pessoas com maior risco, como atletas de alto impacto e pessoas com histórico familiar de problemas cervicais, por exemplo", ressalta o especialista.

4 - Melhora o desempenho nos esportes

"Muitos atletas têm passado a procurar a quiropraxia para melhorar o seu desempenho nos esportes, por exemplo, melhorando a mobilidade e flexibilidade, reduzindo dores e melhorando a função muscular", aponta o especialista.

5 - Melhora o humor

"A dor é um dos principais fatores causadores do estresse. Por isso, quando a técnica ajuda a amenizar as dores, é possível ter uma melhoria no humor, estresse, relaxamento e qualidade de vida", explica finaliza o profissional.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade