Entenda se mudança na produção da receita da Coca-Cola afeta a saúde
Após pressão de Donald Trump, opção da bebida adoçada com o açúcar da cana-de-açúcar será lançada nos EUA
A Coca-Cola lançará nos EUA uma versão adoçada com açúcar de cana, mas especialistas afirmam que a troca não impacta a saúde, pois ambos os tipos de açúcar, em excesso, são prejudiciais.
Na última terça-feira, 22, a Coca-Cola anunciou que irá mudar parte de sua fórmula. A alteração foi motivada, também, por pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deseja maior uso de produtos da agricultura americana no produto.
Dessa maneira, a marca irá lançar uma opção de bebida adoçada com o açúcar da cana-de-açúcar nos EUA. No país, atualmente, o refrigerante é feito com xarope de milho. Em outros locais, inclusive no Brasil, a bebida já é elaborada com a cana-de-açúcar.
Segundo especialistas, a mudança não causa impacto na saúde dos consumidores, uma vez que em excesso, tanto o xarope de milho, que contém frutose, quanto a cana-de-açúcar, que possui um açúcar conhecido como sacarose, são prejudiciais à saúde das pessoas, considerando que refrigerantes, em geral, são bebidas com alto teor de açúcar.
Assim, trata-se de uma troca que não gera impactos, pois ambos os produtos detém alto teor de açúcar e baixo valor nutritivo. São as chamadas fontes de 'calorias vazias'.
"O HFCS (xarope de milho) não é saudável em grandes quantidades, mas isso vale também para o açúcar de cana. Trocar um pelo outro não resolve o problema principal: consumo excessivo de bebidas açucaradas", diz Vanessa Giglio, nutricionista clínica funcional e nutrigenômica.
Ressalta-se que o excesso de açúcar na alimentação oferece maiores riscos para doenças como diabetes tipo 2, obesidade, acúmulo de gordura no fígado, alterações no metabolismo cerebral e doenças cardiovasculares. Deste modo, ambos os tipos de açúcar, em excesso, são prejudiciais, embora a frutose esteja mais associada a alterações metabólicas do que a sacarose.
Recentemente, o secretário de Saúde e Serviços Humanos de Trump, Robert F. Kennedy Jr., um dos entusiastas da remoção de ingredientes artificiais e altamente processados dos alimentos americanos, chamou o xarope de milho rico em frutose de "fórmula para tornar você obeso e diabético".
A ideia de Kennedy ao apoiar a mudança em relação à quantidade de açúcar consumido pelos americanos tem como objetivo atualizar as diretrizes alimentares do país nos próximos anos.