Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda como é feito e os benefícios do parto na água

25 jul 2012 - 09h17
Compartilhar

O parto natural na água é uma das variantes o chamado "parto humanizado" - modalidade em que as intervenções cirúrgicas só acontecem em última instância. Os futuros pais podem escolher se o nascimento vai ocorrer em casa ou em um hospital e a mulher não leva anestesia. A prática ficou mais conhecida quando a modelo Gisele Bündchen anunciou que deu à luz seu filho Benjamin na banheira de sua casa, em Boston (EUA).

O parto natural na água é uma das modalidades de parto humanizado - em que as intervenções cirúrgicas só acontecem em última instância
O parto natural na água é uma das modalidades de parto humanizado - em que as intervenções cirúrgicas só acontecem em última instância
Foto: Dreamstime / Terra

De acordo Andrea Campos, ginecologista e obstetra da Casa Moara, clínica especializada em parto humanizado, de São Paulo, os grandes benefícios do parto na água são o relaxamento que a banheira de água morna proporciona à mulher e o bem-estar do recém-nascido. "O relaxamento alivia as dores do trabalho de parto. Quanto mais relaxada a mulher estiver, menor será a dor", explica. "Para o bebê, é uma transição mais suave, pois ele já estava no meio líquido e morno."

A água morna proporciona para a mulher o benefício de acompanhar o nascimento de seu filho sem nenhum anestésico. "O parto na água é sempre sem anestesia. Quando o parto demanda anestesia, requer um monitoramento da mulher e o uso de um cateter nas costas. Dentro da banheira, não temos como fazer isso", diz.

O parto na água não tem contraindicações para gestantes, segundo a ginecologista. Entretanto, se for preciso fazer alguma intervenção, a mulher sai da água e é examinada. A equipe então decide se ela poderá voltar para a banheira, se terá de optar por outra modalidade de parto natural ou se precisará ser encaminhada para uma intervenção hospitalar.

Como é feito

O parto na água pode ser feito em um hospital que oferece a infraestrutura para o procedimento ou na casa da paciente, com o auxílio de uma enfermeira especializada. Se o procedimento for feito em casa, e a futura mãe não tiver uma banheira, a equipe pode utilizar uma inflável. Em ambos os casos, a água deve estar a 36 ºC e a banheira deve ter um tamanho que deixe a mulher em uma posição confortável.

Em casa, o ideal é que haja uma ambulância na porta da residência, caso seja necessária infraestrutura hospitalar para uma emergência.

Busca um especialista em Fertilidade? Clique aqui e confira a lista dos profissionais

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra