Edu Guedes recebe alta após diagnóstico de câncer: 'Em duas semanas, fiz quatro cirurgias'
Apresentador relatou que sentia tantas dores que achou que estava tendo um ataque cardíaco
Edu Guedes revelou ter enfrentado um câncer no pâncreas, passou por quatro cirurgias em duas semanas e destacou sua gratidão aos médicos, à família e à vida por essa nova chance.
O chef e apresentador Edu Guedes, de 51 anos, fez um relato, na quarta-feira, 9, sobre seu quadro de saúde. Pouco após a postagem, o artista teve alta do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em seu pronunciamento, o apresentador recapitulou com detalhes como descobriu seu câncer, explicou como foram as cirurgias às quais foi submetido e falou sobre a nova chance que a vida está lhe dando.
"Vim para o hospital com problemas renais, que eu já tinha tido antes [...] a dor era absurda, parecia um ataque cardíaco. Fui levado pro pronto-socorro e foi aí que tudo começou a mudar. Ele [médico] descobriu uma pedra de 1,6 cm no rim e precisei passar por cirurgia. O doutor me chamou e disse: ‘Edu, vi algo estranho na imagem do seu pâncreas. Acredito que seja um tumor'”, relembrou o cozinheiro, fazendo a cronologia dos fatos, em vídeo publicado em seu canal no YouTube.
O diagnóstico, por sua vez, foi algo que assustou Edu Guedes, principalmente pelos riscos envolvidos.
"Fiz todos os exames e realmente foi confirmado um tumor no meu pâncreas. E eu tive uma sorte, porque primeiro foi detectado no começo e segundo porque esse tumor estava na cauda do pâncreas. Então, toda vez que está na frente do pâncreas é mais delicado e mais complicada a cirurgia."
Após o procedimento cirúrgico, Edu falou da rotina de recuperação após ser submetido à operação.
"Fiquei algum tempo na UTI para me recuperar, já faz alguns dias da cirurgia, porém já estou muito melhor. Estou no quarto aqui, estou fazendo fisioterapia, terapia que a gente tem que fazer, até para respiração por conta de tudo isso. Amanhã eu tenho que tomar algumas injeções por conta da retirada do baço também [...] mas a primeira coisa que a gente tem que fazer é agradecer, agradecer a todos os médicos que participaram de tudo isso. O doutor Joaquim de Almeida não só fez três cirurgias em mim — eu, em duas semanas, fiz quatro cirurgias — mas detectou esse problema e, graças a ele, eu estou vivo também."
Ainda durante o vídeo, Edu Guedes falou sobre o apoio de Ana Hickmann, sua esposa, no processo. “A Ana esteve comigo todos os dias. Eu brinquei com ela: 'Acho que já usei quatro das minhas sete vidas. Já fui atropelado, já sofri acidente de carro, perdi o movimento do braço… e agora isso’.”
O vídeo, publicado pouco antes de o apresentador ter alta hospitalar, termina com um recado aos fãs. “Se essa mensagem puder ajudar alguém, já valeu a pena. Valorize a vida, o que você tem, o que você faz. E, se Deus mandar um sinal, escute.”
No feed de comentários, entre anônimos e famosos, se destaca o comentário de Hickmann. “Amor da minha vida, Deus está ao seu lado. Te mostrou que cada dia conta. E que devemos cuidar da saúde e da mente. A receita para sua cura já está escrita pelo maior chef de todos: Deus! Te amo”, escreveu ela.