Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dor no corpo na segunda-feira: O que fazer para aliviar

Entenda por que a segunda-feira costuma ser o dia oficial das dores musculares e aprenda estratégias eficientes para acelerar a sua recuperação

26 jan 2026 - 16h49
Compartilhar
Exibir comentários

Sentir dor no corpo na segunda-feira é uma experiência comum para muitos praticantes de atividades físicas, especialmente após um treino intenso no fim de semana ou o retorno à rotina após um período de descanso. Este conteúdo importa porque entender a origem desse desconforto é essencial para não interromper o seu progresso e, principalmente, para garantir que você não está ignorando um sinal de alerta do seu organismo.

Veja o que fazer para aliviar dor na segunda. Foto: Shutterstock
Veja o que fazer para aliviar dor na segunda. Foto: Shutterstock
Foto: Sport Life

Na maioria das vezes, essa sensação é algo normal que acontece com várias pessoas. Principalmente quando realizamos alguma atividade nova ou retomamos a rotina de exercícios após algum tempo parado. Afinal, quem não se lembra dos dois primeiros dias após começar a praticar musculação, por exemplo? O incômodo pode se r grande, mas, depois de um período curto, ele passa e o corpo se adapta à nova rotin a.

Por que sentimos dor no corpo na segunda-feira?

A explicação científica para esse fenômeno reside nas microlesões teciduais. A dor no corpo na segunda-feira acontece, geralmente, por causa de microlesões inevitáveis que ocorrem durante a atividade física. Elas provocam um processo inflamatório no organismo que, através da alimentação e do sono, consegue se regenerar, fortalecendo as áreas afetadas e te deixando pronto para outra.

Ou seja, é esse ciclo que permite a evolução física e a hipertrofi a dos músculos. Sem esse estímulo e a consequente reparação, o ganho de força e massa magra seria inexistente. O segredo está em como gerenciar essa inflamação para que ela seja produtiva e não incapacitante.

O que é a Dor Muscular Tardia (DMT)?

Essa é uma resposta do organismo em defesa ao processo inflamatório responsável pelas dores musculares depois dos exercícios. Segundo o fisioterapeuta Cadu Ramos, especialista em Fisioterapia e Traumatologia pela UNIFESP, essa sensação de desconforto na musculatura ou de estar com o corpo "travado" é perfeitamente normal e recebe o nome de Dor Muscular Tardia (DMT).

Diferente de uma dor aguda que ocorre durante o exercício, a DMT surge horas depois, atingindo seu pico geralmente entre 24h e 48h após o esforço. Por isso, a segunda-feira acaba sendo o dia crítico para quem se exercitou na manhã de sábado ou no domingo.

O papel da inflamação positiva

Muitos iniciantes se assustam com a dor no corpo na segunda-feira, mas ela indica que o corpo está em processo de remodelamento. Quando você levanta pesos ou corre uma distância maior, as fibras musculares sofrem pequenas rupturas. O sistema imunológico então envia células de reparo para o local, o que gera o inchaço e a sensibilidade. Este processo, quando controlado, é o que torna o músculo mais resistente para o próximo treino.

Estratégias eficazes para aliviar a dor muscular

Se você já está sentindo o peso do treino anterior, existem métodos comprovados para acelerar a recuperação e reduzir a sensação de rigidez. O alívio da dor no corpo na segunda-feira passa por cuidados que estimulam a circulação e a síntese proteica.

Hidratação e nutrição regenerativa

A água é o veículo que transporta os nutrientes necessários para a reparação muscular. A desidratação pode piorar a sensação de dor e cãibras. Além disso, o consumo adequado de proteínas e alimentos anti-inflamatórios, como ômega-3 (peixes, linhaça) e antioxidantes (frutas vermelhas, cúrcuma), ajuda o corpo a combater o excesso de radicais livres gerados pelo esforço.

Sono reparador e descanso ativo

É durante o sono profundo que o corpo libera a maior quantidade de hormônio do crescimento (GH), essencial para a cura das microlesões. No entanto, o descanso não precisa ser absoluto. O chamado "descanso ativo" — como uma caminhada leve ou alongamentos suaves — ajuda a manter o fluxo sanguíneo nos músculos doloridos, o que auxilia na remoção de metabólitos e reduz a rigidez.

Quando a dor deixa de ser normal?

Embora a dor no corpo na segunda-feira seja comum, é fundamental saber diferenciar o desconforto do crescimento de um indício de lesão. O fisioterapeuta Cadu Ramos alerta que a atividade física é sinônimo de saúde e antônimo de dor crônica. Se você se empolgou no retorno ou início de uma atividade e acabou passando dos limites, fique atento aos sinais.

Sinais de que a dor é comum (DMT)

Para tranquilizar quem sofre com a dor no corpo na segunda-feira, as características de um processo normal de treino são:

  • A dor dura de 24h a 72h logo após a atividade física;

  • O desconforto incomoda, mas não limita a prática de movimentos básicos do dia a dia;

  • Boas séries de alongamento e aquecimento amenizam o quadro temporariamente. "Só é preciso ter cautela e respeitar os limites do corpo no próximo treino ou dar mais um dia de descanso naquela semana", orienta Cadu Ramos.

Sinais de uma possível lesão

Se a dor no corpo na segunda-feira apresentar as características abaixo, você deve procurar ajuda profissional:

  • A dor não diminui após 72 horas de repouso;

  • A sensação é aguda, latente ou parece uma "pontada" em um ponto específico;

  • Há presença de hematomas (roxos), vermelhidão intensa ou inchaço localizado (edema);

  • A dor impede você de realizar movimentos simples, como descer uma escada ou esticar o braço.

Como prevenir dores excessivas nos próximos treinos

A longo prazo, o objetivo não deve ser eliminar totalmente a dor, mas torná-la suportável. A prevenção da dor no corpo na segunda-feira começa antes mesmo de você chegar à academia ou ao parque.

Aquecimento e progressão gradual

Muitas lesões e dores extremas ocorrem por falta de aquecimento. Preparar as articulações e aumentar a temperatura corporal sinaliza para o sistema nervoso que um esforço maior virá. Além disso, respeitar a progressão de carga é vital. O corpo precisa de tempo para fortalecer não apenas os músculos, mas também tendões e ligamentos.

A importância da ajuda profissional

"A reabilitação, na maioria das vezes, permite o retorno aos treinos muito mais rápido e é bem mais eficaz do que a insistência em se recuperar sozinho e acabar criando um pro blema a inda maior", finaliza Cadu Ramos. Se qualquer incômodo não amenizar com dois dias de pausa, não negligencie ajuda de um fisioterapeuta ou médico ortopedista.

Conclusão

Sentir dor no corpo na segunda-feira faz parte da jornada de quem busca um estilo de vida mais ativo. O segredo para o sucesso é o equilíbrio entre o estímulo do treino e a qualidade da recuperação. Ao ouvir os sinais do seu corpo e aplicar as estratégias de alívio mencionadas, você garante que a segunda-feira seja apenas o início de mais uma semana produtiva, e não o fim da sua motivação.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade