PUBLICIDADE

Renato Aragão: saiba o que é o Acidente Isquêmico Transitório

O humorista foi internado após apresentar sintomas de um AVC. No entanto, o Acidente Isquêmico Transitório é uma condição diferente; entenda

8 dez 2022 - 12h13
(atualizado às 18h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Renato Aragão: saiba o que é o Acidente Isquêmico Transitório
Renato Aragão: saiba o que é o Acidente Isquêmico Transitório
Foto: Reprodução Instagram (@renatoaragao / Saúde em Dia

O ator e humorista Renato Aragão, 87, foi internado na tarde desta quarta-feira (7) no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Ele sentiu sintomas como tontura e precisou ser hospitalizado. Os médicos o diagnosticaram com um Acidente Isquêmico Transitório (AIT).

"O Renato está sob vigilância neurológica. Está bem e monitorado com muito amor e carinho. Ele ficou zonzo, e viemos para o hospital. Pensamos que fosse labirintite. Ele está em observação no quarto, como tem que ser", disse Lilian Aragão, mulher do humorista, ao g1.

Acidente Isquêmico Transitório (AIT)

O Acidente Isquêmico Transitório ocorre quando uma artéria que transporta o sangue até o cérebro se entope temporariamente por um coágulo. Esse entupimento pode ocorrer em razão de uma trombose, quando são formadas placas em alguma artéria principal do cérebro, ou embolia, quando um trombo ou placa de gordura se solta de outra parte do corpo e chega até os vasos de corrente sanguínea do cérebro.

AIT ou AVC? Saiba a diferença entre os dois

O Acidente Isquêmico Transitório é comumente confundido com o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Afinal, o AIT também é uma isquemia cerebral. A diferença, no entanto, é a duração e os efeitos do episódio. Isso porque o AIT é temporário, com duração de até 5 minutos, e dificilmente deixa sequelas, explica o neurocirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Wanderley Cerqueira de Lima.

"Se o paciente apresenta alguma alteração neurológica como adormecimento, alteração da fala ou da força muscular, durante o episódio do AIT, os sinais revertem naturalmente", tranquiliza o médico. Porém, o episódio serve de aviso da predisposição ao AVC. "O paciente pode ter vários AITs e depois ter um AVC. Por isso é preciso mudar o estilo de vida radicalmente", alerta o neurologista.

O principal motivo pela confusão entre um AIT e um AVC é a similaridade dos sintomas que surgem com as duas condições. Basicamente, os sinais são os mesmos: dificuldade de enxergar, dormência em algum dos lados do corpo ou perda de fala.

No entanto, existe uma diferença entre as duas isquemias cerebrais. "O AIT se reverte naturalmente. Ou seja, o próprio sangue é capaz de dissolver o coágulo que está provocando a obstrução do vaso e impedindo sua passagem para o cérebro, diferente do AVC", reforça o neurocirurgião. Mas, mesmo com essa diferenciação, em qualquer um dos casos é importante procurar um Pronto Socorro imediatamente.

Estado de saúde de Renato Aragão

Na noite de ontem, o humorista compartilhou um vídeo em seu perfil no Instagram para tranquilizar os fãs. "Oi pessoal. Está tudo bem. Renato Aragão na manhã de hoje apresentou AIT (Acidente isquêmico transitório). Está sob vigilância neurológica. Se encontra bem e monitorado com muito amor. Agradecemos o carinho", diz a legenda da publicação.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade