PUBLICIDADE

Infecção pulmonar: entenda o que houve com o vocalista do Coldplay

Banda precisou adiar shows no Brasil por conta do estado de saúde do cantor. Entenda o que é a infecção pulmonar

5 out 2022 - 13h07
Compartilhar
Exibir comentários
Vocalista do Coldplay está com infecção pulmonar; entenda quadro de Chris Martins
Vocalista do Coldplay está com infecção pulmonar; entenda quadro de Chris Martins
Foto: Saúde em Dia

A banda Coldplay, que faria apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo entre os dias 11 e 22 de outubro, cancelou as apresentações após o vocalista, Chris Martin, receber o diagnóstico de uma "séria" infecção pulmonar, segundo declaração do grupo. De acordo com anúncio feito pelo Coldplay nas redes sociais, o cantor recebeu ordens médicas rigorosas para descansar pelas próximas três semanas.

Até o momento, não há mais informações que especifiquem sobre o tipo de infecção pulmonar do cantor. No entanto, o quadro pode ter origem em um vírus, bactéria ou fungo, e o tratamento depende do que o originou.

Infecção pulmonar: o que é

A infecção pulmonar, também chamada de infecção respiratória baixa, acontece quando algum tipo de fungo, vírus ou bactéria se multiplica nos pulmões. O resultado é uma inflamação do órgão e o surgimento de sintomas como febre, tosse, catarro e dificuldade para respirar, por exemplo.

Dependendo do local onde ocorre a inflamação no pulmão, e também dos sintomas apresentados, a infecção pulmonar pode ser dividida em vários tipos. As mais comuns são a pneumonia, a bronquite e a bronquiolite. Além disso, o vírus da Covid-19 também pode gerar uma infecção aguda no órgão.

Essas infecções ocasionalmente podem tornar-se graves e pôr a vida em risco em um curto prazo de tempo. O que pode agravar o quadro é a magnitude da infecção que ela está causando no pulmão.

"Os casos gravíssimos onde a infecção evolui e o paciente morre ocorrem quando a infecção atinge áreas distantes do processo alveolar. Apesar de que a maioria dos processos infecciosos em seus estágios iniciais seja bem controlado com intervenção cirúrgica e com uso de antibióticos", afirma o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro. 

O dentista alerta que fatores como a demora na procura do atendimento especializado, a demora do uso de antibióticos, condições sistêmicas imunossupressoras do paciente e a virulência do microrganismo podem contribuir para a rápida disseminação do processo infeccioso.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as infecções respiratórias agudas são a terceira causa mundial de morte em adultos, sendo a pneumonia a grande representante. No Brasil, somente em 2021, foram mais de 400.000 hospitalizações por conta da doença.

Shows adiados

A banda postou um comunicado em seu Instagram anunciando o cancelamento dos shows. Eles afirmam que esperam retornar ao país em 2023 para se apresentar no Rio de Janeiro e em São Paulo. "Estamos otimistas de que Chris retornará à boa saúde após o intervalo médico prescrito e esperamos retornar a turnê o mais rápido possível", diz trecho da publicação.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade