2 eventos ao vivo

Estudo: 70% dos homens vão ao médico acompanhados das mulheres

  • separator
  • comentários

De acordo com uma pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem, 70% das pessoas do sexo masculino vão a consultas médicas acompanhados das mulheres ou dos filhos. O estudo concluiu ainda que mais de 50% dos homens já chegam aos consultórios com doenças em estágio avançado, quando muitas vezes é preciso fazer intervenções cirúrgicas.

<p>Pesquisa concluiu também que mais de 50% dos homens só procuram tratamento quando algum sintoma atrapalha muito a rotina</p>
Pesquisa concluiu também que mais de 50% dos homens só procuram tratamento quando algum sintoma atrapalha muito a rotina
Foto: Getty Images

Para os médicos, os dados são muito preocupantes porque diminuem as chances de recuperação do paciente, já que a maioria deles só procuram tratamento quando algum sintoma, como a dor, por exemplo, atrapalham muito a rotina. Os voluntários que participaram da pesquisa listaram a falta de tempo, o preconceito e a falsa sensação de invulnerabilidade às doenças como os principais motivos pelos quais os homens não procuram tratamento médico periodicamente.

“Infelizmente verificamos que, no momento em que os sintomas ficam mais evidentes é que o homem reclama e a mulher, ou os familiares o convencem de procurar tratamento”, explica o responsável pela pesquisa e diretor do Centro, Dr. Joaquim Claro.

A realização de check-ups pelo menos uma vez ao ano, especialmente depois dos 40 anos, deve ser uma prioridade para acompanhar e prevenir as principais doenças que afetam os homens, como câncer de próstata, problemas nos rins e na bexiga, alterações hormonais, cálculos renais, além do crescimento benigno da próstata que atinge 100% deles.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade