PUBLICIDADE

Alerta: sintomas comuns podem indicar meningite

A meningite é endêmica no Brasil e requer atendimento médico imediato. Dor de cabeça, febre e náusea estão entre os principais sintomas

17 dez 2022 - 15h07
(atualizado em 19/12/2022 às 15h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Alerta: sintomas comuns podem indicar meningite
Alerta: sintomas comuns podem indicar meningite
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

A meningite é uma doença endêmica no Brasil. Isso quer dizer que casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. Aliás, a ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno, e das virais na primavera-verão. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.

O que é a meningite

A doença causa um quadro clínico grave. Portanto, sob qualquer suspeita de infecção, é imprescindível procurar atendimento médico o mais rápido possível. Somente um médico pode determinar se você tem a doença, o tipo de meningite e o melhor tratamento.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. O diagnóstico é feito somente a partir da análise de amostras de sangue e líquido cefalorraquidiano (líquor), indica o Ministério da Saúde. Além disso, a identificação específica do agente é importante para o médico saber exatamente como se deve tratar a infecção.

Sintomas

Há quatro diferentes tipos de meningite, e os sintomas variam entre cada um. Confira a classificação do Ministério da Saúde:

Bacteriana: a forma bacteriana é geralmente a mais grave e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Os pacientes ainda podem sentir mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz) e confusão mental. Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como convulsões, delírio, tremores e coma.

Viral: a forma viral da infecção apresenta sintomas semelhantes à forma bacteriana, como febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vômito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

Meningite por parasitas: assim como nos outros casos, as pessoas que desenvolvem este tipo de meningite podem apresentar dores de cabeça, rigidez de nuca, náuseas, vômitos, fotofobia (sensibilidade à luz) e/ou estado mental alterado (confusão).

Meningite por fungos: por fim, os sintomas causados pela meningite fúngica são febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vômitos, fotofobia (sensibilidade à luz), e status mental alterado.

Ao apresentar um ou mais desses sintomas, é importante buscar atendimento médico imediatamente.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade