PUBLICIDADE

Estudo sugere que é possível ser gordo e estar em forma

Compartilhar

Um professor da Universidade da Carolina do Sul (EUA), Steven Blair, conversou com a revista Health e explicou que é melhor estar magro do que fora de forma. Todavia, pessoas em sobrepeso que se exercitam por 150 minutos semanais apresentam metade do risco de mortalidade do que os sedentários que estão dentro do peso. Para obesos, no entanto, o risco ainda é alto.

Pesquisador diz que é melhor ser gordo e ativo do que sedentário
Pesquisador diz que é melhor ser gordo e ativo do que sedentário
Foto: Getty Images

A equipe de Blair analisou adultos de idades variadas e constatou que 1/3 dos adultos obesos que eram ativos possuíam níveis normais de pressão, colesterol, triglicérides e glicose no sangue, fazendo com que estivessem dentro da faixa normal de risco de desenvolver diabetes e problemas coronarianos, que geralmente são associados ao aumento de peso.

Como muitas pessoas não conseguem seguir dietas por longos períodos, estar em forma acaba sendo mais realista do que estar magro, pois praticar atividades físicas acaba sendo uma das estratégias para manter a saúde e aliviar o estresse.

Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard contestou a pesquisa, dizendo que não é possível ser gordo e estar em forma, a não ser que a pessoa seja um atleta com tanta massa muscular que justifique o alto Índice de Massa Corpórea (IMC). "Praticar atividade física é tão importante quanto prestar atenção no que come", sugeriu. Um estudo publicado no periódico médico Obesity indicou que pessoas com alto IMC não costumam ter hábitos alimentares saudáveis, o que ajudaria a aumentar os riscos de doenças metabólicas.

Quem está acima do peso pode cortar o risco de mortalidade pela metade apenas por praticar atividades físicas e seguir uma dieta balanceada. Todavia, pesquisas sugerem que um obeso ativo ainda tem 91% mais chances de morrer de doenças metabólicas do que uma pessoa ativa com peso normal. Qual a medida correta, afinal? Seguir uma dieta equilibrada, com grãos integrais e pouca gordura, e tentar praticar exercícios físicos ao menos 30 minutos cinco vezes por semana para melhorar a saúde e ajudar a reduzir o peso.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade