PUBLICIDADE

Dia Mundial do Chocolate: como essa delícia pode beneficiar mulheres no climatério e menopausa

Aminoácido presente na iguaria pode ser aliado a série de mudanças hormonais e físicas do período

7 jul 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
SimpleImages/GettyImagens
SimpleImages/GettyImagens
Foto: Minha Vida

Celebrado mundialmente em 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate não é apenas uma ocasião para se deliciar com esse doce irresistível, mas também uma oportunidade para entender seus benefícios à saúde. 

Estudos têm destacado como o chocolate pode ser um aliado importante para as mulheres durante o climatério e a menopausa. Felizmente, o consumo moderado pode oferecer alívio para alguns dos sintomas que aparecem nesse período de transição.

Em entrevista ao Terra Você, a nutricionista especialista em saúde da mulher, climatério e menopausa, Ramiele Calmon, conta que o consumo de chocolate melhora o humor e o bem-estar, reduz a ansiedade e depressão, ajuda na saúde cardiovascular, alivia os sintomas da menopausa e melhora a função cognitiva.. 

Além do triptofano - aminoácido essencial, que não pode ser produzido pelo corpo e tem efeitos positivos no humor e bem-estar - presente no chocolate, o estímulo da serotonina proporciona uma melhora na questão que condiz à saúde comportamental e mental da mulher.

“O mais recomendado é o chocolate amargo, por ter maior concentração de flavonoides e triptofano e menor concentração de açúcar”, destaca a especialista.

A recomendação diária de consumo moderado de chocolate, varia numa quantidade de 30 a 60 gramas de chocolate amargo. A nutricionista destaca que a qualidade do chocolate é fundamental. Então, um chocolate que tem maior concentração de cacau, mais de 70%, faz com que ele tenha menos açúcar. 

“Precisamos diminuir a concentração de açúcar, porque o açúcar aumenta marcadores inflamatórios. Por isso, quanto mais cacau, melhor. Utilizar o cacau 100%, nas receitas, nas preparações, é muito bem-vindo nessa fase da vida, e também consumir equilibradamente numa alimentação onde a concentração de gorduras boas esteja incluída”, recomenda a profissional.

Uma alimentação rica em frutas, vegetais, carnes magras, sementes, grãos, frutas, verduras e legumes, uma alimentação totalmente anti-inflamatória também é indicada para mulheres no climatério e menopausa.

5 mitos e verdades sobre os efeitos do chocolate na pele 5 mitos e verdades sobre os efeitos do chocolate na pele

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade