PUBLICIDADE

Dia da Ressaca: dicas para se recuperar dos danos do álcool

Data é comemorada em 28 de fevereiro, no mês do Carnaval, e serve para conscientizar sobre os males causados pelo excesso de álcool

8 fev 2024 - 10h07
(atualizado às 18h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Dia da Ressaca
Dia da Ressaca
Foto: Pexels / Personare

Exagerou na bebida alcoólica no Carnaval? O seu organismo vai pedir socorro no dia seguinte. Para você não esquecer disso, o brasileiro inventou uma data exclusiva: o Dia da Ressaca, comemorado anualmente em 28 de fevereiro - último dia do mês em que geralmente ocorre o Carnaval.

Comemorar um dia de ressaca pode ser estranho, mas a data também não serve como punição. O Dia da Ressaca foi criado para conscientizar sobre o perigo e os males causados pelo excesso do consumo de bebida alcoólica.

Mas o que é ressaca?

A ressaca é um conjunto de sintomas físicos e mentais que surgem devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, resultando em desidratação, aumento da atividade do fígado e alteração no sistema nervoso.

Entre os sintomas mais comuns da ressaca estão dor de cabeça, enjoo, mal-estar geral e sede excessiva.

Então, pensando nisso, especialistas do Personare compartilharam algumas dicas para se recuperar dos danos do álcool. 

6 Dicas para o Dia da Ressaca

Em 2024, o Dia da Ressaca vai ocorrer numa quarta-feira, duas semanas depois do Carnaval (13).

Mas você pode aproveitar as dicas a seguir em qualquer dia de ressaca do ano.

1. Limão em jejum

Ao acordar, esprema um limão em um copo de água e tome ainda em jejum. Então, aguarde 40 minutos até tomar o café da manhã. Segundo a especialista Julia Comodo, praticantes de Yoga costumam usar essa receita, pois ajuda a desintoxicar o organismo.

2. Limpeza com suco detox

Após o consumo de bebidas alcoólicas, é preciso limpar o organismo, recarregar as energias e fazer um carinho ao corpo, dando os nutrientes que ele precisa para ter mais saúde e energia.

Por isso, uma boa maneira de ajudar a colocar as toxinas para fora é investir nos sucos detox. Então, veja uma receita super simples indicada por Julia:

SUCO DETOX DE ABACAXI COM HORTELÃ

Ingredientes:

  • 4 rodelas de abacaxi descascado
  • 2 copos de água
  • 2 punhados de hortelã orgânica

Preparo:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador. O abacaxi tem efeitos drenantes e é diurético. A mistura rende dois copos grandes e é ideal para você consumir no lanche da manhã ou da tarde.

3. Hidratação com água de coco com gengibre

Segundo a nutricionista Amanda Regina, a bebida auxilia na recuperação da ressaca e também ajuda a diminuir a dor de cabeça (principalmente enxaquecas).

água de coco (veja mais sobre ela aqui) repõe os minerais do corpo, e os carboidratos presentes nela garantem o abastecimento da energia perdida, revertendo a desidratação ocasionada pelo álcool.

Ingredientes:

  • 2 fatias de gengibre
  • 1 copo de água de coco

Preparo:

  • Bater tudo no liquidificador e tomar imediatamente, para garantir o aproveitamento de todos os nutrientes.

4. Automassagem para aliviar a ressaca

A dica é da especialista Tahiana Ferraço. Conhecida como Do-in ou automassagem, a prática de apertar uma região do próprio corpo não possui nenhuma contraindicação e pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer local.

Então, que tal testar?

  • Com o polegar, pressione durante cinco minutos o dedo indicador do pé, na altura da unha.
  • Descanse por um minuto e volte a repetir o processo.
  • Pode ser feito em ambos os pés ao mesmo tempo.
  • Repita quantas vezes forem necessárias, até sentir melhora na sensação de ressaca.

5. Alimentos voltados à hidratação

A especialista Luiza Camargo Mendes alerta: a bebida alcoólica pode ser atraente em dias quentes e em feriados como o Carnaval, mas é preciso ter cuidado com a desidratação causada por sua composição.

Então, para se hidratar, além de muita água, a especialista recomenda alguns alimentos:

  • Frutas com mais água na sua composição, como melão, melancia, abacaxi, carambola, maçã, laranja - geladinhas são muito refrescantes.
  • Se gostar, faça geladinhos de sucos de frutas (sacolé) para ter a mão e se refrescar.
  • Os legumes e as verduras também são ricos em água e podem contribuir para uma hidratação mais profunda no verão, além de deixarem as refeições mais leves para esses dias mais quentes.
  • Veja aqui sugestões de receitas que ajudam na hidratação

Escolha os alimentos e bebidas que seu corpo está pedindo, por isso é essencial notar as sensações físicas presentes e estar atento aos sinais que podem lhe indicar, como, por exemplo, muito calor, suor, dores de cabeça ou indisposição.

6. Alimente a sua alma

Pode parecer estranho ou filosófico demais, mas, na verdade, ao nutrir a sua alma, talvez você não recorre ou exagera no consumo de álcool. Consequentemente, você reduzirá a ressaca.

Se você não sabe bem o que nutre a sua alma, a Astrologia pode ajudar. Ao conhecer e se aprofundar na Lua no seu Mapa Astral, você conseguirá identificar padrões emocionais e familiares, podendo modificar seus hábitos alimentares.

Veja aqui quais são os maus hábitos alimentares do seu signo e se tem propensão ao consumo de álcool.

O post Dia da Ressaca: dicas para se recuperar dos danos do álcool apareceu primeiro em Personare.

Personare (conteudo@personare.com.br)

- A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Publicidade