PUBLICIDADE

Como escolher uma cerveja leve para curtir o Carnaval? Nutri dá as dicas

Uma das bebidas alcoólicas mais consumidas na folia, a cerveja pode gerar uma sensação de inchaço quando ingerida em excesso. Confira como evitar isso!

26 jan 2024 - 13h29
Compartilhar
Exibir comentários

O Carnaval já está chegando e, com ele, é aberta a temporada de festas e bloquinhos regados a muito glitter, música e, é claro, bebidas alcoólicas. Nesta época, sem sombra de dúvidas a cerveja é a opção mais consumida, especialmente por combinar com o calor.

Nutricionista dá orientações para escolher a melhor opção de cerveja para você
Nutricionista dá orientações para escolher a melhor opção de cerveja para você
Foto: katemangostar/Freepik / Boa Forma

Mas seja para quem vai ao Sambódromo ou para quem vai se jogar nos blocos, é possível fazer escolhas mais leves para depois não ter que buscar tão longe o balde que chutou no calor das emoções.

Segundo a nutricionista Ana Paula Braun, não tem o menor problema consumir cerveja com moderação, inclusive quem está no processo de emagrecimento. Fazer escolhas mais conscientes, no entanto, é o que vai ajudar bastante no médio e longo prazos.

Como escolher cerveja leve?

A grande dica da especialista é optar por cervejas que contém como ingredientes somente água, cevada - ou malte - e lúpulo, pois variadas marcas no mercado contêm outros cereais como trigo, milho e arroz. "As cervejas de trigo - que costumam ser a porta de entrada para novos consumidores das chamadas artesanais - costumam ser mais encorpadas, calóricas e dão aquela estufada na barriga", explica Ana Paula, que também é especialista em estética e bem-estar à frente da rede de clínicas Execelência.

Se a pessoa está na fase de reduzir a quantidade de carboidratos que consome, a cerveja low carb pode ser uma opção interessante por ser menos calórica, mas a dica aqui é tomar cuidado com os excessos. Ainda sobre as opções mais ou menos calóricas, a profissional explica que cervejas como IPA, a preta Ale e Lagger também contêm mais calorias, enquanto as sem álcool são melhores opções neste sentido.

" Cervejas leves, mais claras, de baixa fermentação e teor alcoólico não elevado são melhores opções", ela afirma.

Por fim, vale lembrar que atualmente existem diversos rótulos disponíveis e a recomendação é pesquisar e encontrar aquela que mais se encaixe ao estilo de vida atual. "Eu sempre indico que as pessoas se programem. Pesquisem antes, procurem uma opção melhor e, no bloquinho, leve sua bebida em um cooler pequeno e deixe ali no cantinho, não vai atrapalhar. Vai ser melhor para a sua saúde e, de quebra, eu garanto que ainda vai sair bem mais barato", conclui a nutricionista.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade