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Desinchando a barriga: o que provoca e como evitar a dilatação abdominal

Desconforto está associado à diversos fatores. Conheça as formas mais eficientes de combater o problema

6 nov 2021 12h02
| atualizado em 8/11/2021 às 10h12
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Desinchando a barriga para melhorar a qualidade de vida
Desinchando a barriga para melhorar a qualidade de vida
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Desinchar a barriga, ao contrário do que alguns podem pensar, não é uma tarefa tão complicada de realizar. Sabe aquela sensação de estufamento abdominal durante o dia e, principalmente, após as refeições? Muitas vezes a causa desse problema é óbvia e está diretamente ligada ao abuso de alimentos altamente calóricos, como pizzas, fast-food e refrigerantes.

No entanto, é comum que algumas pessoas sofram com dilatação mesmo sem ingerir esses itens. "A sensação de distensão abdominal, geralmente, está relacionada ao acúmulo de gases no aparelho digestório. Tanto no estômago, como nas alças intestinais e também no cólon", explica a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

De acordo com a especialista, essa sensação de inchaço na região da barriga não necessariamente indica alguma doença ou problema sério. Apesar de causar certo incômodo, o fenômeno pode ser apenas uma reação normal do organismo.

No entanto, caso o problema seja muito frequente e cause dores fortes, vale a pena ficar atento. "Às vezes nós temos uma hiperproliferação bacteriana no aparelho digestório, ou a constipação intestinal, ou alguma doença inflamatória intestinal. Se essa condição [inchaço abdominal] for muito prevalente e com grande desconforto, deve ser feita uma avaliação médica para diagnosticar qual é o problema", recomenda a Dra. Garcez.

A médica também indicou alguns alimentos que podem provocar dilatação abdominal e que, portanto, devem ser evitados por pessoas que querem desinchar a barriga. Confira:

  • Chicletes e balas;
  • Bebidas gaseificadas, como refrigerantes e cervejas;
  • Alimentos ricos em antinutrientes - leguminosas (feijão, lentilha e grão-de-bico, por exemplo);
  • Vegetais crucíferos (exemplo: couve, brócolis, repolho e couve-flor);
  • Laticínios em geral;
  • Alimentos fermentáveis

Desinchando a barriga

Segundo a Dra: Garcez, o mais recomendado para as pessoas que sofrem com distensão abdominal é ter bastante atenção à reação do organismo após as refeições. Cada pessoa pode ter sensibilidade à um diferente tipo de alimento e, por isso, a causa do inchaço é variável. O ideal é evitar o consumo de tudo que apresentar uma digestão complicada.

Talvez algumas pessoas não saibam, mas, o ato de engolir ar em excesso durante o dia e, principalmente, enquanto comemos também pode causar desconforto abdominal. Por isso, durante as refeições, o ideal é falar o menos possível, para não deglutir ar. O consumo de líquidos também não deve ser realizado junto com a ingestão de comida, principalmente se for alguma bebida gaseificada.

Por outro lado, a prática de atividades físicas e a mastigação lenta e completa dos alimentos são fatores que contribuem para uma boa digestão e, consequentemente, evitam o inchaço da barriga. Além disso, a Dra. Garcez também separou alguns chás que podem evitar esse desconforto.

Chás para desinchar a barriga

  •  Alcachofra;
  • Espinheira santa;
  • Boldo;
  • Hortelã;
  • Salsa;
  • Erva doce;
  • Camomila;

"O ideal também é que as pessoas não comam alimentos muito ricos em gordura saturada e grandes quantidades de condimentos. Refeições muito salgadas e o consumo de bebidas alcoólicas também fazem com que haja uma retenção hídrica no organismo, o que piora a sensação de distensão abdominal", finaliza a nutróloga.

Saúde em Dia
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