PUBLICIDADE

Dermatite atópica: sintomas e tratamento

Veja quais são os sintomas da dermatite atópica e quais são os tipos de tratamentos para ela

22 jun 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Pele afetada pode ficar seca, rachada e com crosta
Pele afetada pode ficar seca, rachada e com crosta
Foto: Freepik

A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma condição inflamatória crônica da pele que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo mais comum em crianças.

Caracterizada por surtos de coceira intensa, vermelhidão e pele seca, essa condição pode causar desconforto e impactar a qualidade de vida dos pacientes. 

Para explicar as causas e tratamentos da condição, o Terra Você conversou com o médico dermatologista e cirurgião dermatológico Gustavo Martins.

O que é dermatite atópica

O médico explica que a dermatite atópica é uma doença crônica e hereditária, não contagiosa, que torna a pele mais sensível e suscetível a irritações e infecções, além de causar inflamação e coceira, que oscilam entre momentos piores e melhores.

Sintomas da dermatite atópica

Os principais sintomas da dermatite atópica são coceira intensa, vermelhidão, inchaço, e a formação de pequenas bolhas que podem liberar líquido.

De acordo com o especialista, a pele afetada também pode ficar seca, rachada e com crosta. Em casos graves, a coceira constante pode levar a infecções cutâneas. 

Diagnóstico médico

O diagnóstico da dermatite atópica é feito principalmente através do exame físico e do histórico médico do paciente. O médico avalia a aparência e a localização das lesões cutâneas, além de sintomas, histórico familiar de possíveis fatores desencadeantes. 

Fumo passivo aumenta risco de asma e dermatite em adolescentes:

Tratamentos para dermatite atópica

O tratamento da dermatite atópica envolve a hidratação regular da pele, uso de medicamentos tópicos como corticosteroides e inibidores de calcineurina para reduzir a inflamação e a coceira. Em alguns casos ela desaparece ou diminui bastante na idade adulta.

Dia a dia com dermatite atópica: o que fazer?

O médico indica que pessoas com dermatite atópica adotem no dia a dia práticas para manter a pele bem hidratada, usar roupas de algodão e evitar tecidos irritantes como lã.

“Também é indicado tomar banhos curtos com água morna e manter as unhas curtas, além de realizar consultas regulares com o dermatologista”, diz o especialista.

Como se prevenir da dermatite atópica

As principais formas de prevenir crises de dermatite atópica é evitar banhos ou lavagens excessivas, usar cremes hidratantes com frequência, banhar-se com água morna e reduzir o uso de sabão.

8 problemas de pele causados pelo uso de cigarro 8 problemas de pele causados pelo uso de cigarro

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade