Damares Alves revela que está com câncer de mama
Senadora comunicou diagnóstico durante sessão da Comissão de Direitos Humanos desta quarta-feira, 27
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) revelou nesta quarta-feira, 27, que está com câncer de mama. O anúncio da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, do governo Jair Bolsonaro (PL), foi feito durante uma reunião da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Hoje na reunião mais cedo, eu fiz um anúncio público na outra comissão e acho justo fazer esse anúncio aqui também. Há um mês, eu fui diagnosticada com câncer", disse. Em comunicado publicado nas redes sociais algum tempo depois, Damares informou que o diagnóstico foi de câncer de mama.
"Venho aqui contar para vocês que, há cerca de um mês, recebi diagnóstico de câncer na mama. E essa não é uma notícia fácil para ninguém, mas decidi encarar de frente. Destaco também que Deus me deu, aqui em Brasília, os melhores médicos do mundo e como vocês repararam não parei de trabalhar", explicou.
A senadora destacou que fez uma cirurgia para retirada do tumor no dia 31 de julho. "Na segunda (4/8) já estava trabalhando, presidindo uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos. Estou bem. Na próxima semana começo as sessões de radioterapia e não vou parar de trabalhar, sorrir, dar gargalhadas e lutar muito pelas crianças e pelo meu Distrito Federal", continuou.
O diagnóstico da doença foi precoce, o que possibilitou a cirurgia para retirada do tumor de forma mais imediata. "Estou passando muito bem por todo este processo pois tive diagnóstico precoce. Assim, quero incentivar todas as mulheres a se cuidarem. Façam o autoexame, busquem fazer a mamografia. Descobrir a doença ainda no começo é fundamental para evitar complicações. (...) Agradeço as manifestações de carinho, as orações e digo a vocês que vou continuar firme na luta por todos os brasileiros, especialmente pelas crianças", afirmou.
