PUBLICIDADE

Confira as dicas para contribuir com o seu estado emocional

Especialista ressalta à importância do autoconhecimento

8 jun 2021 14h35
ver comentários
Publicidade
O autoconhecimento pode ser o empurrão que ajuda as pessoas a cuidarem de si próprias
O autoconhecimento pode ser o empurrão que ajuda as pessoas a cuidarem de si próprias
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas. De acordo com Suzi Mariah, o ego é o "ser" material e racional mais imediatista e muitas vezes egoísta. O self é o 'eu' interior, que envolve o espírito, pensamentos e sentimentos. 

"Cada um é único e reage às situações conforme seu modelo mental, de crenças e também como está seu momento atual.  Por isso, dizemos que não somos essa vida material e aparente, mas algo mais profundo e nem sempre visível chamado mente ou espírito. Nessas bilhões de personalidades e selfs existentes, todos em algum grau ou momento precisam de cura", explica.

"As pessoas sentem muita angústia com assuntos, como a morte, as doenças, o desemprego, o abandono e até a traição. Ao se conhecerem melhor, elas reduzem crenças limitantes e aumentam a autoestima para encontrar a prosperidade que é merecida a todos.

O autoconhecimento nos faz questionar propósitos nesta vida e contribui no encontro de respostas que nos ajudam a superar obstáculos. Também ajuda aqueles que se sentem depressivos e desanimados, sem coragem para seguir em frente, a reconhecer e a ancorar no 'self' encontrando força no pleno propósito", argumenta.

De acordo com Suzi Mariah, é importante reconhecer que tanto 'ego' como o 'self' formam o ser um mais egoísta e outro mais caridoso. "O processo inicia quando refletimos sobre nossos propósitos e após olharmos para nós mesmos, descobrirmos a sabedoria guardada dentro de nós.

Todos passam a ser donos das próprias decisões e a partir dessa independência transforma as pessoas que se sentem sem ânimo, pois verão que são capazes e se esforçarão para o sucesso.

Ou seja, o autoconhecimento pode ser o empurrão que ajuda as pessoas a cuidarem de si próprias e progredir por si mesmo. Traz à tona a coragem para enfrentar dificuldades, seguir em frente e nos transforma em exemplos vivos de superação diária", finaliza Suzi Mariah.

Confira as dicas:

1.Encare seus medos de frente

Procure tratamentos, acredite na ciência e siga as recomendações médicas e terapêuticas com esforço e dedicação.

2.Avalie suas reações

Passe a observar com mais atenção suas reações diante das contrariedades da vida.

3.Respire fundo

Quando algo não sai como deseja ou não termina da melhor forma, respire fundo. Assim, você terá um tempo para não piorar o que já está ruim.

4.Aceite recomendações

Amigos e pessoas que nos amam nem sempre são agradáveis. Mas aqueles verdadeiros não tecem críticas e caminham ao nosso lado até quando erramos e podem nos ajudar a encontrar uma solução em conjunto.

5.Informações positivas

Leia bons livros, assista filmes, escute ótimos programas de rádio e em todos os meios de comunicação. A informação alimenta a alma e é do que estará cheio nosso coração.

Consultoria: Suzi Mariah, filósofa especialista em área relacionadas à espiritualiade e terapias alternativas.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade