PUBLICIDADE

Como fazer o perfume durar mais na pele? Veja os truques

Saiba o que fazer para melhorar a fixação do perfume e ficar cheiroso o dia inteiro

22 fev 2024 - 11h24
Compartilhar
Exibir comentários

Quem nunca borrifou o perfume favorito pela manhã e, quando chegou a tarde, sentiu que ele já havia desaparecido completamente da pele? Pois é, essa situação é muito mais comum do que se imagina.

Saiba o que fazer para melhorar a fixação do perfume e ficar cheiroso o dia inteiro. |
Saiba o que fazer para melhorar a fixação do perfume e ficar cheiroso o dia inteiro. |
Foto: marymarkevich/Freepik / Boa Forma

Entretanto, existem vários truques que podem ajudar melhorar a fixação da fragrância ao longo do dia, e é claro que Boa Forma foi atrás de descobrir quais são eles para te contar!

Mas, antes de tudo, é necessário conhecer um pouco sobre as principais opções disponíveis no mercado, entre elas, parfum, eau de parfum, eau de toilette e body splash.

Afinal, cada uma dessas categorias tem suas características diferentes em termos de concentração de essência, fixação e intensidade. Saiba mais a seguir!

PARFUM, EAU DE PARFUM, EAU DE TOILETTE E BODY SPLASH

Todo perfume é uma combinação de álcool, água e fragrância composta por ingredientes naturais e sintéticos, inicia Luane Lohn, CEO da Ciclo Cosméticos.

Um produto que se diz " parfum" é aquele que conta com a mais alta concentração de fragrância. Segundo Pierre Aulas, diretor olfativo da O.U.i  Paris, é o ideal para quem busca uma perfumação intensa, de longa duração e que deixa rastro por onde passa.

O eau de parfum tem concentração de fragrância intermediária, que pode variar entre 15% e 25%, e oferece um cheiro marcante e uma fixação intensa, dependendo da quantidade de borrifadas, da pirâmide olfativa, condições climáticas e do organismo de cada pessoa.

"Essa é uma boa alternativa para quem quer um aroma marcante. No geral, se encaixa tanto no dia a dia quanto em ocasiões especiais", diz Aulas.

Por sua vez, o eau de toilette, também conhecido como desodorante colônia, é perfeito para usar no dia a dia, no ambiente de trabalho e em eventos diurnos, uma vez que garante perfumação na medida certa, sem ser excessivamente forte ou dominante.

"Embora as proporções possam varias entre os fabricantes, normalmente uma deo colônia apresenta uma concentração de fragrância entre 8% e 14%", afirma Luane.

O body splash varia entre 3% e 8%, proporcionando um cheiro mais suave e delicado. Geralmente, é aplicado após o banho para prolongar a sensação de frescor.

"Diferente dos outros tipos, pode ser usado em abundância, pois tem uma concentração de fragrância baixa e uma fixação suave. Acho interessante para os dias quentes, para o cotidiano, quando não se quer um cheiro intenso, e também para passeios na praia ou na piscina, por exemplo", conta o diretor olfativo da O.U.i Paris.

COMO FAZER O PERFUME DURAR MAIS NA PELE?

Esteja com a pele limpa

O excesso de impurezas e resíduos pode interferir na aderência do perfume. Por isso, é fundamental estar com a pele limpa na hora de borrifar a fragrância.

"Ao manter uma boa rotina de cuidados com a sua pele, especialmente com foco na hidratação e na limpeza, a absorção das partículas do perfume é feita de forma muito mais eficiente, proporcionando que o aroma dure por mais tempo", enfatiza Pierre. 

Aplique um hidratante antes

O hidratante, seja ele neutro ou da mesma fragrância do frasco, contribui para que o perfume não evapore tão facilmente. "Ele age como uma espécie de cola", compara Pierre.

"A minha indicação é priorizar as loções mais densas e concentradas e, de preferência, com o mesmo aroma do perfume escolhido por você, pois isso fará com que a potência seja muito maior e dure por mais tempo", recomenda o profissional. 

Borrife em pontos estratégicos

"Os locais ideais para aplicar produtos perfumados são nos pontos onde chamamos de 'pontos de pulsação'. São as partes do corpo onde a circulação sanguínea é mais intensa e a temperatura corporal mais alta, entre elas, o pescoço, pulsos e as dobras dos cotovelos", orienta a CEO da Ciclo Cosméticos.

Não esfregue

Você já ouviu falar que esfregar o perfume na pele após a aplicação ajuda a fixá-lo por mais tempo? Então, na verdade, o que pode acontecer é justamente o contrário.

"A fricção excessiva, que é o ato de esfregar, pode causar o aquecimento dos compostos voláteis da fragrância e isso pode levar à rápida evaporação dos ingredientes, reduzindo a durabilidade da fragrância", destaca Luane.

Use produtos complementares

Invista em produtos com a mesma linha olfativa do seu perfume, como gel de banho, sabonete e hidratante corporal, para criar um efeito em camadas. "Esse é um truque valioso que, com certeza, faz toda a diferença quando o assunto é aumentar a fixação da fragrância", exclama Pierre.

"Uma boa alimentação e bons hábitos, como consumir bastante água, faz muita diferença na durabilidade de uma fragrância na pele. Além disso, para quem gosta de ficar cheirosa o dia todo, uma dica é escolher fragrâncias que possuem notas olfativas mais doces", conclui Lohn. 

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade