China lança lobo-robô com IA que pode definir o futuro das guerras
A inovação militar chinesa vem sendo impulsionada pelo uso da IA
China apresenta lobos-robôs com inteligência artificial, capazes de realizar disparos precisos e operar em terrenos desafiadores, destacando avanços na tecnologia militar.
A China realizou, no início deste mês, um desfile militar em Pequim para exibir seus novos armamentos. Acompanhando as tropas, estavam os “lobos-robôs”: destaque do evento.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Depois do evento, imagens que mostram os lobos-robôs com armas de grande potência nas costas começaram a viralizar.
O vídeo mostra uma ação teste envolvendo os soldados chineses e o robô. Segundo a imprensa chinesa, as máquinas são capazes de realizar disparos de alta precisão, além de operar em terrenos de difícil acesso.
As máquinas, produzidas pelo Exército de Libertação Popular (RLA), possuem Inteligência Artificial DeepSeek, que podem reduzir o tempo de planejamento militar e o risco para soldados chineses.
Os lobos-robôs não são uma novidade chinesa
Embora os vídeos tenham viralizado nas redes sociais recentemente, a China já tinha apresentado o modelo durante a 15ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China em 2024.
Na época, a mostra apresentou duas versões dos lobos-robôs: uma de reconhecimento e outra de combate. Ambas as versões são movidas por controle remoto, como drones.
O governo chinês garante que, apesar dos novos modelos contarem com o uso da IA, o manuseio final do armamento segue sendo humano.
