CEOs debatem o papel das empresas na promoção da saúde dos funcionários
Painel que faz parte da programação do Summit Saúde & Bem-Estar 2023 reúne líderes de empresas de diferentes setores da economia
Como as empresas estão contribuindo para que as pessoas tenham uma vida mais saudável, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho? Este é o tema central do debate promovido pelo UnitedHealth Group Brasil no Summit Saúde & Bem-Estar 2023, do Estadão, marcado para o próximo dia 5 de outubro, quinta-feira, às 15h30, com mediação da jornalista Roberta Russo.
"O primeiro grande desafio é acesso à assistência adequada. Hoje, apenas um quarto da população brasileira é coberto pelos planos de saúde e pela rede de serviços privada, enquanto todo o restante depende do Sistema Único de Saúde", diz Ricardo Bottas, CEO do UnitedHealth Group Brasil, composto por Amil, Amil Dental e a rede de hospitais Americas.
"No contexto de quem tem acesso ao sistema, outro desafio é o desequilíbrio da elevação dos custos médicos, que crescem a uma velocidade maior do que a capacidade de pagamento das pessoas e das empresas", avalia o anfitrião do evento, que contará também com a participação de Luiz Sergio Vieira, CEO da consultoria EY, e de Marcos Zavanella, presidente e CEO da Schaeffler América do Sul, indústria do setor de mobilidade.
Vieira, da EY, ressalta o quanto tem sido difícil, para a maioria das pessoas, encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional - incluindo tempo e disposição para atividades saudáveis no dia a dia. Ele conta que a EY procura desenvolver coletivamente uma cultura de bem-estar, o que envolve escolhas individuais e corporativas. "Criamos um ambiente colaborativo leve e acolhedor para que todas as pessoas busquem equilíbrio emocional, físico, financeiro e social."
Para realizar esse objetivo, a EY criou um Comitê de Wellbeing, com a missão de discutir boas práticas e mentalidades corporativas. "Uma das formas de ação é por meio de uma rede de embaixadores, líderes com grande afinidade com o tema e preparados para incentivar compromissos de bem-estar entre nossas pessoas", descreve Vieira.
Poder multiplicador
"É muito comum deixarmos a saúde em segundo plano em razão da agenda e da vida tão agitada e corrida. Não deveríamos
lembrar da nossa saúde só quando ela nos falta", aponta Zavanella, da Schaeffler. Ele considera que, ao promover entre seus 3 mil colaboradores da unidade de Sorocaba (SP) uma real consciência sobre o que é saúde, a empresa atinge efetivamente um público bem mais amplo, composto por familiares, vizinhos e amigos que podem ser influenciados pela mesma visão.
A empresa mantém o Clube Schaeffler, que oferece diversas atividades sociais, culturais e esportivas para os colaboradores e familiares. A cada mês, é criada uma campanha com tema de saúde específico, envolvendo ações para o público interno, que participa do planejamento com sugestões. Foi assim que surgiu, por exemplo, a ideia de criar um espaço de bem-estar dentro de uma das áreas industriais.
Depois da pandemia, os cuidados com saúde mental ganharam ainda maior importância. A Schaeffler reforçou as diretrizes do programa de capacitação contínua que visa treinar as lideranças para observar, ouvir e acolher os colaboradores. A EY lançou o EYWeCare, que visa fortalecer a saúde emocional da equipe, com atividades focadas no bem-estar, na inspiração e no senso de pertencimento. O UnitedHealth Group Brasil criou, em 2021, o Programa Mente Viva, em que colaboradores atuam voluntariamente como Agentes Transformadores. Dirigida ao público interno, prestadores, terceiros ou temporários, a iniciativa contribui para romper preconceitos, estigmas e tabus em torno da saúde mental.
Bottas, do UnitedHealth Group Brasil, lembra que, além das ações corporativas, há a essencial responsabilidade que cada pessoa tem sobre a própria saúde. "É preciso se engajar nos cuidados: controlar o peso, fazer os exames adequados aos riscos da condição clínica, consultar médicos de forma eletiva nos consultórios, evitando fazer isso somente nas emergências hospitalares. A recompensa é viver mais e melhor. E, para as empresas, manter o benefício de dar acesso a cuidados em saúde para seus funcionários e familiares", descreve o executivo.
Acesse https://summitsaude.estadao.com.br/ para fazer a inscrição e acompanhar o debate.