PUBLICIDADE

Câncer no peritônio: entenda a doença de Dudu Braga

Produtor musical estava internado com quadro irreversível e faleceu na última quarta-feira (08)

9 set 2021 09h02
| atualizado às 09h08
ver comentários
Publicidade
Dudu lutava contra doença desde setembro do ano passado
Dudu lutava contra doença desde setembro do ano passado
Foto: Instagram: @dudubraga2 / Saúde em Dia

Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos, faleceu na última quarta-feira (08) aos 52 anos de idade. O produtor musical estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com câncer irreversível no peritônio - membrana que envolve a parede abdominal. Ele lutava contra a doença desde setembro do ano passado, mas, apesar do tratamento, nos últimos dias parou de responder aos cuidados e não resistiu.

O câncer no peritônio - mesma doença que acometeu a apresentadora Hebe Camargo em 2012 - é um tumor raro, que atinge mais as mulheres do que os homens. Para quem não sabe, o peritônio é a maior membrana do corpo e fica na região abdominal. Ele é responsável por revestir a maioria dos órgãos presentes na barriga.

De acordo com dados do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, mais de 90% dos casos se originam em outros órgãos. E Dudu já havia vencido um câncer no pâncreas, em 2019.

Causas, sintomas e diagnóstico

As causas da doença estão muito atreladas aos fatores de risco, como mutações genéticas, exposição ao amianto e tumores em órgãos vizinhos.

Aumento de volume abdominal, perda de peso e cansaço são alguns dos principais sintomas do câncer de peritônio. Porém, eles costumam aparecer apenas nas fases mais adiantadas da doença, o que dificulta o diagnóstico precoce. Outra questão é que os sintomas não são específicos e podem estar ligados a outros problemas de saúde. A identificação do tumor ocorre apenas por meio de exames detalhados, algo que ressalta a importância de realizar check-ups com frequência.

Prevenção e tratamento

Além de realizar exames periódicos é necessário evitar o câncer primário em outros órgãos. E a melhor maneira para isso é apostar em um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de atividades físicas. Além de ficar longe de cigarro, álcool e outras drogas.

O tratamento médico do câncer no peritônio varia de acordo com a origem do problema, a extensão do tumor e a idade do paciente. Mas as alternativas incluem quimioterapia e cirurgia citorredutora - para a remoção dos tumores visíveis.

Fontes: Beneficência Portuguesa e Famosos e Celebridades

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade