Câncer de estômago: sintomas, causas, prevenção e tratamento
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de estômago é o sexto tipo mais registrado no mundo
O câncer de estômago, segundo a Organização Mundial da Saúde, é o sexto tipo de câncer mais registrado no mundo, com cerca de 1 milhão de novos casos contabilizados em 2020.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em relação ao tipo de câncer com maior índice de mortalidade, o câncer de estômago aparece em quarto lugar com 769 mil mortes em 2020, perdendo para os de fígado (830 mil), colorretal (916 mil) e pulmão (1,8 milhão de mortes).
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa de câncer para o Brasil no período de 2023 a 2025 é de 704 mil novos casos. Desses, o câncer de estômago aparece em sexto lugar, com expectativa de 21 mil novos casos - ou seja, 3,1% do total. A informação é da estimativa feita pelo Inca, realizada desde 1995.
Tudo que você precisa saber sobre câncer de estômago:
O que é o câncer de estômago?
André Augusto Pinto, cirurgião do aparelho digestivo da clínica Gastro ABC, explicou ao Terra que este tipo de câncer apresenta o tumor no estômago e também pode ser chamado de câncer gástrico.
Como é feito o diagnóstico do câncer de estômago?
O diagnóstico de câncer de estômago é feito com o exame de endoscopia. Além do diagnóstico, é possível fazer a biopsia para identificar se a lesão é maligna ou benigna e, na sequência, iniciar o tratamento.
Augusto Pinto reforça, no entanto, que os tumores do câncer de estômago não possuem sintomas no início do aparecimento, por isso é recomendado que pessoas com mais de 45 anos realizem exames de prevenção de rotina, como endoscopia e colonoscopia.
Quem é mais diagnosticado com câncer de estômago?
De acordo com a estimativa feita pelo Inca, o câncer de estômago é mais comum em homens, aparecendo entre os cinco tipos de câncer com maior frequência neste grupo de gênero. O estudo calcula cerca de 13 mil novos casos entre homens no período de 2023 a 2025.
Ainda segundo o Inca, estima-se que esse tipo de tumor aconteça, em sua maioria, em homens com cerca de 60 a 70 anos, sendo que 65% dos pacientes com câncer de estômago têm mais de 50 anos.
Quais são os principais sintomas do câncer de estômago?
Alguns dos principais sintomas de câncer de estômago são perda de peso inexplicada, perda de apetite, dor abdominal, náuseas, vômitos, azia, queimação e dificuldade de engolir os alimentos.
Outros sintomas comuns do câncer de estômago são anemia, distensão abdominal, barriga inchada e sangue nas fezes.
Segundo Augusto Pinto, alguns casos podem ser confundidos com gastrite, por isso é necessário consultar um médico caso os sintomas persistam.
Fatores de riscos e causas do câncer de estômago
Os fatores de risco que contribuem para o câncer de estômago são tabagismo, etilismo - ou abuso de álcool -, obesidade, sedentarismo e má alimentação. A má alimentação implica em dietas baixas em verduras e legumes, mas ricas em carnes, carnes vermelhas, alimentos gordurosos, enlatados, embutidos, ultraprocessados e industrializados.
Tratamento do câncer de estômago
Segundo Augusto Pinto, o tratamento a princípio é cirúrgico, independente se o tumor é maligno ou benigno. "Se os tumores forem pequenos e descobertos a partir da endoscopia, eles podem ser retirados durante o próprio exame", explicou o médico.
Em casos mais graves, além do procedimento cirúrgico, o paciente pode realizar tratamentos complementares como quimioterapia e radioterapia. "É importante que o diagnóstico seja feito precocemente para você poder fazer um tratamento curativo e esse diagnóstico é feito principalmente por endoscopia", reforçou.
Este conteúdo é apenas informativo. Em caso de sintomas ou dúvidas, consulte um médico.