Caminhada de Conscientização sobre a alopecia areata acontece em SP
Voltado para associados da SBD-RESP, pacientes com alopecia areata e familiares, evento acontece na Avenida Paulista no dia 21 de setembro
Evento gratuito de conscientização sobre alopecia areata ocorre no dia 21/09 na Avenida Paulista, organizado pela SBD-RESP, com foco em pacientes, familiares e associados, e busca reduzir preconceitos e promover diagnóstico precoce da condição.
Setembro é o mês de conscientização sobre alopecia areata, condição que afeta cerca de 2% da população, representando anualmente 1,2% dos atendimentos dermatológicos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Nesse mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP) organiza a 1ª Caminhada de Conscientização sobre Alopecia Areata, que acontece no dia 21 de setembro, às 10h, na Avenida Paulista, 1313.
“O objetivo da caminhada é conscientizar a população sobre a alopecia areata, condição autoimune caracterizada pela queda de cabelo em áreas localizadas, com falhas arredondadas”, diz o dermatologista Daniel Cassiano, diretor da SBD-RESP.
Com estimativa de participação de 300 pessoas, incluindo a influenciadora Bella Miyashiro, que conta com mais de 300 mil seguidores no Instagram, o evento gratuito é voltado para associados da SBD-RESP, pacientes com alopecia areata e familiares.
A caminhada terá concentração na frente do prédio da FIESP e percorrerá a Avenida Paulista por 1,5km. Além do percurso, o evento também contará com entrega de camisetas e balões personalizados, água e folhetos educativos sobre a doença.
“Queremos contribuir para diminuir o preconceito que ainda envolve a alopecia areata e auxiliar os pacientes a lidarem com a doença. Apesar de não ser contagiosa ou trazer riscos diretos à saúde física, é uma condição que provoca grande impacto estético e emocional, afetando autoestima, vida social e bem-estar psicológico”, ressalta a dermatologista Jade Cury, presidente da SBD-RESP.
A caminhada ocorre concomitamente com eventos realizados pelas regionais de Goiás e Rio de Janeiro nas capitais dos seus respectivos estados, além da regional do Distrito Federal. As inscrições para a 1ª Caminhada de Conscientização sobre a Alopecia Areata em São Paulo são limitadas e podem ser realizadas pelo site da SBD-RESP.
Entenda mais sobre a doença
Sem causa conhecida, mas com participação genética, a alopecia areata pode estar relacionada a uma série de fatores, incluindo estresse, gravidez, traumas físicos, quadros infecciosos e outras doenças autoimunes.
“A extensão da perda de fios pode variar de paciente para paciente, restringindo-se, geralmente, a pequenas áreas arredondadas no couro cabeludo. Mas, em alguns casos, a perda capilar pode afetar todo o couro cabeludo e até outras regiões do corpo que tenham pelos, como as sobrancelhas e cílios”, explica Daniel Cassiano, que ressalta que as formas graves da doença são raras, especialmente a alopecia areata universal, quando há perda total dos cabelos e dos pelos do corpo.
Mas, na grande maioria dos casos, a queda de cabelo não é permanente e mesmo situações de perda extensa dos fios e pelos apresentam boa resposta terapêutica, ainda que limitada e variável.
“Os tratamentos disponíveis atualmente visam o controle da doença, reduzindo falhas e evitando o surgimento de novas áreas sem cabelos. O médico pode indicar medicamentos tópicos e orais, que não se restrigem ao minoxidil e à finasterida e incluem também corticoesteroides e imunomoduladores, por exemplo. Além disso, podem ser indicados também procedimentos como a fototerapia e até intervenções no estilo de vida com o objetivo de controlar fatores emocionais, por exemplo”, acrescenta Jade. Cury.
“A conscientização sobre a doença é importante, inclusive, para que o paciente inicie o tratamento o quanto antes. Por falta de conhecimento sobre a alopecia areada, muitas pessoas só procuram um dermatologista quando os sintomas já estão avançados. E o diagnóstico precoce contribui para uma melhor resposta terapêutica”, finaliza a presidente da SBD-RESP.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.