PUBLICIDADE

Calvície precoce: veja as causas de perda de cabelo entre os jovens

Cada vez mais jovens procuram realizar transplante capilar como forma de contornar as consequências da calvície precoce

2 abr 2024 - 19h00
(atualizado às 22h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Cada vez mais cresce a procura por transplante capilar entre jovens e adultos. De acordo Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC), a faixa etária com maior demanda pelo procedimento compreende indivíduos entre 30 e 39 anos, representando 40% dos atendimentos. A principal motivação é a calvície precoce.

Calvície precoce: vejas as causas de perda de cabelo entre os jovens
Calvície precoce: vejas as causas de perda de cabelo entre os jovens
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

A calvície se tornou um assunto cada vez mais comentado na internet, impulsionando memes e até mesmo integrando campanhas publicitárias de grandes marcas. Contudo, por trás do humor, surge uma pergunta relevante: por que cada vez mais homens estão enfrentando a calvície em idades mais jovens?

Causas para a calvície precoce

Segundo o cirurgião plástico Dr. Henrique Radwanski, presidente da ABCRC, o estresse se destaca como um dos principais motivos para esse aumento entre os mais novos, tanto homens como mulheres. No entanto, outros fatores como predisposição genética, efeitos colaterais de medicamentos, deficiências nutricionais, desequilíbrios hormonais e distúrbios dermatológicos também podem contribuir.

Um levantamento conduzido pela ABCRC em 2023 mostrou que 80% dos pacientes enfrentam a queda de cabelo por conta da genética, enquanto 10% sofrem com efeitos adversos de medicamentos, deficiências nutricionais, distúrbios hormonais ou condições dermatológicas. 

Além disso, outros 5% buscam a restauração capilar por motivos reconstrutivos, e outros 5% por questões estéticas. Vale destacar que a calvície acarreta consequências além da estética, impactando significativamente a autoestima e, por vezes, a saúde mental dos indivíduos. 

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade