PUBLICIDADE

Benefícios do mel

31 out 2018 - 08h11
Compartilhar
Exibir comentários

Desde a antiguidade o mel tem sido utilizado como alimento e medicamento. É rico em compostos benéficos e oferece diversos benefícios para a saúde. Nutricionalmente, uma colher de sopa de mel (21g) contém 64kcal e 17g de açúcar, incluindo frutose, glicose, maltose e sacarose. Contém virtualmente nenhuma fibra, gordura ou proteína. Seus compostos bioativos são antioxidantes sendo os tipos de mel mais escuros mais ricos nesses compostos.

Esses compostos incluem os fenóis, enzimas, flavonoides e ácidos orgânicos. Os antioxidantes estão associados com uma redução no risco de infarto, derrame e alguns tipos de câncer. Podem ainda ajudar na saúde ocular. Alguns estudos mostram que o mel melhora os fatores de risco cardíaco em diabéticos. No entanto, também aumenta os níveis de açúcar no sangue e, por isso, não pode ser considerado amigo do diabético. Comer mel pode levar a reduções modestas na pressão arterial, a qual é um fator de risco importante para doença cardíaca. O mel parece ter efeitos positivos nos níveis de colesterol, levando a reduções modestas do colesterol total e do LDL e, um aumento do HDL.

Triglicérides elevados são um fator de risco para doença cardíaca e diabetes tipo 2. Muitos estudos mostram que o mel pode diminuir os níveis de triglicérides, especialmente quando é utilizado no lugar do açúcar. Os antioxidantes presentes nele promovem efeitos benéficos na saúde cardíaca incluindo fluxo sanguíneo aumentado para o coração e um menor risco de formação de coágulos. É particularmente eficaz para o úlceras nos pés de diabéticos.

Referência

http://authoritynutrition.com/10-benefits-of-honey/

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade