0

Benefícios da inulina para a saúde

5 nov 2018
13h11
  • separator
  • comentários

A inulina é uma fibra solúvel encontrada em muitas plantas. As nossas bactérias intestinais a convertem em ácido graxo de cadeia curta, o qual promove vários benefícios para a saúde. Apesar de muitas plantas terem apenas pouco teor de inulina, outras como alho, chicória, cebola e alcachofra são excelentes fontes. A inulina também está disponível na forma de suplementos ou como ingredientes de barras de proteína, de cereal, iogurte e outros produtos. Estudos mostram que ela pode estimular o crescimento de bactérias benéficas, melhorando assim a digestão, imunidade e saúde geral. 

Para muitas pessoas, ela pode ajudar a aliviar a constipação, pois causa mais movimentos intestinais frequentes e melhor consistência fecal. Os suplementos de inulina e oligofrutose podem ajudar a regular o apetite em adultos, levando a perda de peso. Muitos estudos sugerem que a inulina possa melhora o controle de açúcar no sangue de pessoas com diabetes e pré-diabetes, no entanto, isso pode depender do tipo de inulina, sendo a HP (alta performance) particularmente benéfica. Estudos indicam que ela pode melhorar certos fatores de risco para doença cardíaca, mas as evidências são controversas.

Algumas pesquisas mostram que a inulina pode aumentar a absorção do cálcio de do magnésio e, melhorar a mineralização óssea em crianças. Estudos com animais mostraram que ela pode reduzir a inflamação intestinal e o crescimento de células pré-cancerígenas, o que poderia reduzir o risco de câncer de cólon, mas mais pesquisas são necessárias. Ela pode ainda ser benéfica contra doenças intestinais, incluindo a colite ulcerativa e a doença de Crohn. Apesar da inulina ser segura para a maioria das pessoas quando consumida nas dosagens recomendadas, pessoas com alergias ou certas intolerâncias devem evitá-la.

Referência

http://authoritynutrition.com/inulin-prebiotic-fiber/

Estadão Conteúdo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade