5 eventos ao vivo

Veja como saber se você está com a hidratação correta

Não há um número mágico que determine o quanto de água precisamos beber por dia. Descubra como manter a hidratação correta!

17 fev 2021
13h11
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Hidratação correta varia de acordo com cada pessoa
Hidratação correta varia de acordo com cada pessoa
Foto: Shutterstock / Sport Life

Você acredita que existe um número mágico determinando a quantidade ideal de água para ser tomada por dia? Isso não existe. A nossa necessidade de hidratação é influenciada por inúmeros fatores e é bem complexa. Pesam sobre a sua necessidade a idade, o sexo, o peso corporal, a condição de saúde, o nível de atividade física, a produção de suor, a temperatura ambiente, a umidade relativa do ar e a altitude.

A importância da água como elemento vital é indiscutível. O que está em questão é: quanta água precisamos de fato?

Parece razoável que uma mulher sedentária de 50 kg tenha uma necessidade hídrica diferente de um homem ativo de 90 kg. Devemos também incluir no cálculo outras bebidas, como café, chá, iogurte, leite e sucos. A água contida nos alimentos também deve ser computada. Por exemplo, frutas e vegetais fornecem, em média, de 80% a 90% do seu peso em água.

Apesar de não haver um 'número mágico' para guiar nossa ingestão de água, alguns parâmetros podem ser usados para acertar a sua hidratação. Em pessoas saudáveis, a sede, por mais óbvio que pareça, é hoje o método mais aceito para determinar o quanto você deve tomar de água.

Ao contrário do que muitos acreditam, sede não é um sinal tardio de que o corpo está desidratado. Ela é, sim, um forte sinal do momento certo de se hidratar. Exceções devem ser consideradas para idosos, diabéticos e pessoas com cálculo renal, por exemplo.

Outro parâmetro eficaz para monitorar a hidratação é ficar de olho na cor da sua urina, com exceção da primeira urina do dia, os demais devem ser amarelo-claros ou transparentes. Se ele estiver mais escuro, você provavelmente está deixando a desejar. Exceções devem ser consideradas ao uso de alguns suplementos, medicamentos e alimentos que alteram a cor da urina.

Por fim, é importante ressaltar que beber mais água do que o necessário não desintoxica o corpo, não deixa a pele mais bonita e tampouco rejuvenesce a pele.

Veja também:

Mitos e Verdades Sobre o Dente de Leite
Sport Life
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade