PUBLICIDADE

Resfriado: combata nos primeiros sintomas e evite desconforto

Saiba o que é preciso para fortalecer sua saúde e como combater o avanço do vírus do resfriado caso apresente os primeiros sintomas

25 jun 2021 15h23
ver comentários
Publicidade
Resfriado: combata nos primeiros sintomas e evite desconforto
Resfriado: combata nos primeiros sintomas e evite desconforto
Foto: Shutterstock / Sport Life

Com a chegada do inverno, as temperaturas ficam cada vez mais baixas e o tempo mais seco, contribuindo para aumentar a incidência de resfriado. O contágio pode acontecer pelo ar ou pelo contato físico e crianças e pessoas com baixa imunidade são mais vulneráveis à infecção pelos vírus do resfriado.

De acordo com a Associação Americana do Pulmão, o resfriado comum é causado por mais de 200 vírus diferentes e adultos podem ter de 2 a 4 episódios de resfriado por ano. Os rinovírus são responsáveis por 20% a 40% das infecções e representam 40% de todo o tempo perdido no trabalho e 30% de toda a ausência escolar.

Os sintomas dos resfriados aparecem dois ou três dias após a exposição ao vírus. Segundo a Dra. Patricia Canineu, gerente médica da P&G Health, os sinais mais comuns são coriza, leve cansaço, espirros, tosse, dor ou coceira na garganta, lacrimejamento, dor no corpo e febre baixa de curta duração.

Não existe vacina contra o resfriado, mas algumas medidas simples podem ajudar a prevenir o contágio ao cuidar bem da sua imunidade por meio de uma alimentação saudável e um bom sono. "É importante consumir alimentos ricos em vitamina C, como frutas ácidas, couve e brócolis, beber bastante água para hidratar as vias aéreas e lave as mãos com água e sabão com frequência", orienta a especialista.

Além disso, outros cuidados como cuidar bem da sua imunidade através de uma alimentação saudável e um bom sono, colocar bacias e toalhas molhadas nos ambientes para torná-los mais úmidos ou utilizar o umidificador de ar e agasalhar-se bem ao sair de casa também ajudam a prevenir o resfriado.

Por fim, vale reforçar que maus hábitos, como uma vida sedentária e o consumo de cigarros, baixa nossas imunidades e favorece a entrada de vírus, incluindo o que causa o resfriado.

Sport Life
Publicidade
Publicidade