PUBLICIDADE

Ouvir música durante o sono ajuda a ter boa memória, diz estudo

Ver comentários
Publicidade
<p>As ondas cerebrais tornam-se maiores durante o sono com o estímulo adequado</p>
As ondas cerebrais tornam-se maiores durante o sono com o estímulo adequado
Foto: Getty Images

Uma pesquisa feita na Alemanha indica que ouvir música durante o sono pode  ajudar a melhorar a memória. A Universidade de Tübingen realizou testes com 11 pessoas expondo-as a estímulos sonoros. Quando esse estímulo foi sincronizado com o ritmo das ondas cerebrais percebeu-se mais facilidade de lembrar o que haviam aprendido na noite anterior.

Já era de conhecimento da ciência que as oscilações na atividade cerebral durante o sono eram fundamentais para a memória, mas o estudo é o primeiro que mostra que é possível melhorar esse movimento por meio do som.

Segundo a pesquisa, divulgada pelo jornal inglês Daily Mail, as oscilações são ampliadas e as ondas cerebrais tornam-se maiores durante o sono com o estímulo adequado. 

O estudo mostrou que o estímulo fora do ritmo do cérebro não traz benefícios. E os pesquisadores acreditam que a técnica pode ajudar a melhorar o sono também.

"Pode ser usado para emlhorar outros ritmos cerebrais, como o que ocorre quando estamos acordados e que está associado com a atenção", diz Jan Born, um dos autores da pesquisa.

 

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Publicidade
Publicidade