PUBLICIDADE

Fitness com saúde: você realmente cuida do seu corpo? Entenda

Saiba potencializar o bem-estar do organismo para ir além, sem passar dos limites

26 nov 2021 11h57
| atualizado às 15h03
ver comentários
Publicidade
Fitness com saúde
Fitness com saúde
Foto: Shutterstock / Sport Life

Ser fitness com saúde é o princípio básico para conquistar um físico atlético e aumentar a qualidade de vida. No entanto, principalmente durante o fim do ano, muitas pessoas buscam uma vida mais ativa para recuperar o tempo perdido e melhorar a forma física no verão. O problema é que a pressa por resultados faz alguns indivíduos saírem de um completo sedentarismo para uma rotina intensa de atividades físicas, sem uma preparação adequada.

Apesar de comum, essa atitude pode ser perigosa e trazer diversos prejuízos para a saúde. Além disso, queimar a largada no famoso "projeto verão" costuma ter efeito contrário e atrasar a evolução física. É por isso que ser fitness com saúde é algo fundamental para conquistar objetivos consistentes e duradouros.

"As pessoas querem ganhar um corpo perfeito e saudável faltando dias para o verão. Com essa pressa, acabam sobrecarregando o corpo com atividade física descontrolada e se esquecem de repor vitaminas e minerais, além dos riscos de desidratação", comenta o Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese e do HCor, em São Paulo.

Ser fitness com saúde exige acompanhamento profissional?

Realizar atividades intensas, sem orientação de um educador físico e sem acompanhamento nutricional pode ser uma verdadeira bomba-relógio. Muitos se apegam apenas aos riscos de lesão e se esquecem que uma alimentação pobre também pode prejudicar os resultados e sabotar a vida fitness.

"Pessoas que não praticam esportes de maneira competitiva podem realizar a hidratação e reposição de eletrólitos apenas com água e alimentação rotineira. Iniciantes costumam ter perdas mais acentuadas, uma vez que o corpo vai se adaptando ao exercício. É indicado a reposição de minerais como cálcio, potássio e magnésio, além de manter equilibrado os níveis de vitaminas como A, C, D e Complexo B", diz o médico.

Em resumo, fazer um bom aquecimento antes de iniciar os exercícios, manter uma rotina diária de alongamentos, beber água, ingerir frutas, legumes e verduras são princípios básicos de uma vida fitness com saúde.

"Para quem não consegue manter uma dieta rica em alimentos que forneçam as necessidades diárias das principais vitaminas e minerais é indicada a suplementação, que se mostra eficaz e muito prática. Mas, sempre é importante buscar orientação médica", finaliza o Dr. Magnoni.

Sport Life
Publicidade
Publicidade